Bônus de contratação: quando e como usá-los na atração de talentos

  1. O que é um bônus de contratação?
  2. Quais são os benefícios de oferecer bônus de contratação?
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Conforme os mercados se desenvolvem, também é comum que eles absorvam tendências globais como o bônus de contratação. Essa já é uma realidade na sua empresa ou ela ainda não começou a trabalhar dessa forma?

Envie sua vaga

Em termos simples, um bônus de contratação, também conhecido como sign-in bonus, hiring bonus ou luva é um pagamento feito a um novo funcionário como um incentivo adicional para ingressar em uma empresa. Ele pode ser oferecido de diferentes formas, mas sempre com o intuito de tornar aquela contratação mais atrativa.

Neste artigo, explicamos o que é bônus de contratação, como isso funciona e os benefícios que ele pode oferecer tanto aos empregadores quanto aos funcionários. Confira!​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

O que é um bônus de contratação?

Um bônus de contratação é um pagamento pontual feito a um novo funcionário como um incentivo para ingressar em uma empresa. Ele é normalmente oferecido além do salário padrão do colaborador, podendo ser pago em um montante fixo ou distribuído por um período de tempo.

"Em geral os clientes fazem uso do hiring bonus quando recrutam para posições mais altas ou comerciais. Além de ser uma forma de atração nos casos em que o candidato finalista precisa deixar a empresa anterior antes do pagamento de seu bônus anual, os clientes também têm a opção de utilizá-lo como retenção, acordando a devolução proporcional do valor caso o profissional contratado deixe a companhia antes de um certo período." afirma Ana Crepaldi, consultora da prática de recrutamento de altos executivos da Robert Half. 

Leia também: Reconhecimento vai além de salário

A quantia de um bônus de contratação pode variar bastante, sendo geralmente nivelado a partir de fatores como o nível de senioridade, habilidades e experiência do profissional. Por fim, também é possível que as empresas não ofereçam bônus de contratação para todas as contratações realizadas.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Quais são os benefícios de oferecer bônus de contratação?

O bônus de contratação é uma tendência consolidada em vários mercados graças aos benefícios que consegue trazer tanto para as empresas quanto para os colaboradores. A seguir, conheça quais são os principais deles:

Atrair os melhores talentos

Um bônus de contratação pode ser uma maneira eficaz de atrair os melhores candidatos do mercado, especialmente em um segmento mais competitivo. Ao oferecer um bônus de contratação, você pode sinalizar aos funcionários em potencial que está disposto a investir no futuro deles em sua empresa e que valoriza suas habilidades e conhecimentos.

Compensar custos da realocação

Se um funcionário precisar se mudar de residência para iniciar em uma nova posição, o bônus de contratação pode ajudar a compensar os custos associados à mudança e tornar a transição mais viável. Isso pode tornar a perspectiva de se mudar mais atrativa e ajudar a atrair candidatos de qualidade de um espaço geográfico mais abrangente.

No entanto, não devemos confundir o bônus de contratação com o auxílio mudança, pois este benefício é 100% destinado a custear a realocação do colaborador e o bônus de contratação não está vinculado a uma atividade específica.

Aumento da motivação da equipe

O bônus de contratação pode ser também uma bela surpresa para o novo funcionário, melhorando a motivação e satisfação dele com sua nova oportunidade. Isso pode levar ao aumento da produtividade e a um ambiente de trabalho mais positivo.

Você também pode gostar de: Salário competitivo faz a diferença na atração e retenção de talentos

Restou alguma dúvida sobre bônus de contratação? Então, aproveite a oportunidade para deixar um comentário com a sua pergunta.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.