5 maneiras de promover a educação continuada e manter o seu negócio relevante

Por on 24 de Janeiro de 2023

5 maneiras de promover a educação continuada e manter o seu negócio relevante 

  1. Capacitação presencial
  2. Aprendizagem online
  3. Programas de mentoria
  4. Almoços de integração com o time
  5. Desenvolvimento pessoal
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Neste Dia Mundial da Educação, é importante lembrar da importância da educação contínua, também conhecida como lifelong learning, portanto, preparamos um artigo explicando os motivos para que você sempre continue aprendendo. A data, estabelecida pela primeira vez no ano de 2019, tem como objetivo celebrar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento e foi instituída pela Organização das Nações Unidas.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Sabemos que a educação é transformadora, mas ela não serve somente para os primeiros anos da vida de uma pessoa. Estudar é para a vida toda. Ambientes de negócios, processos, tecnologias e melhores práticas estão sempre evoluindo. Isso significa que as experiências e habilidades adquiridas pelos profissionais rapidamente se tornam desatualizadas.

Para que a sua empresa tenha sucesso, é preciso assegurar com que os colaboradores se adaptem e desenvolvam suas habilidades de acordo com o ambiente, que está sempre mudando. Sessões de treinamento pontuais e ad hoc já não são suficientes.

Leia também: Educação Inclusiva

Para permanecer à frente, os funcionários precisam receber oportunidades de aprendizado contínuo e a equipe deve ser incentivada a usar suas próprias iniciativas para o desenvolvimento pessoal contínuo. Esse artigo analisa a importância do treinamento contínuo para o sucesso da sua companhia e também explora algumas estratégias de aprendizado constante que você deve considerar implementar no seu negócio.

Por que a educação continuada é importante?

O mercado de trabalho muda constantemente, as demandas dos consumidores evoluem e novas tecnologias são desenvolvidas o tempo todo. Com isso, as habilidades de um colaborador podem ficar rapidamente datadas. A educação continuada assegura com que este colaborador mantenha suas habilidades relevantes.

Isso encoraja colaboradores a terem uma mentalidade que abraça as mudanças que ocorrem, sejam resultantes de novas leis introduzidas, novos softwares e aplicativos lançados ou desenvolvimentos gerais do mercado. 

O desenvolvimento de habilidades também pode manter os colaboradores motivados e ajudar a evitar a estagnação no local de trabalho. Isso pode ajudar sua empresa a avançar e continuar inovando.

Apoiar a aprendizagem contínua agora também garante que seus funcionários tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para o futuro. Isso pode minimizar os custos de recrutamento e reduzir a rotatividade de pessoal. Criar uma cultura de educação continuada pode até mesmo ajudá-lo a atrair os melhores talentos do seu setor.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

5 maneiras de promover a educação continuada

Há muitas maneiras de apoiar os colaboradores a desenvolver conhecimentos e experiências. Aqui estão as cinco estratégias principais a serem consideradas:

1. Capacitação presencial

Uma das maneiras mais comuns de fornecer oportunidades de educação continuada é programar encontros de treinamento. Essas reuniões presenciais podem ser realizadas no escritório ou em locais externos (co-working ou até mesmo em ambientes informais). As sessões, e o tamanho dos grupos, podem variar dependendo de suas necessidades. 

2. Aprendizagem online

Outra abordagem interessante são os treinamentos online. Eles permitem com que a equipe seja treinada de maneira assíncrona, ou seja, os colaboradores conseguem escolher a hora e o local que é melhor para conseguirem absorver o conteúdo.

Confira também: Mais educação, por favor!

Além disso, este tipo de treinamento normalmente é uma opção mais econômica pois não há necessidade de custear o deslocamento e também não é necessário ter uma pessoa em um local físico para conduzir o processo. 

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

3. Programas de mentoria

Um programa de mentoria é onde a maior parte dos membros com experiência de um time trabalham com colaboradores mais novos, com menos vivência no trabalho, permitindo com que os veteranos passem o conhecimento adiante.

Isso ajuda a desenvolver habilidades importantes e também assegura a retenção de conhecimento valioso aprendido por meio de anos de experiência. Isso também evita com que o conhecimento seja perdido caso esses colaboradores mais experientes decidam sair da empresa em algum momento, levando o conhecimento com eles. 

4. Almoços de integração com o time

Nem todo trabalho bom é trabalho duro, o trabalho também pode ser feito de maneira descontraída. Uma das melhores maneiras de integração de um time são as sessões de almoço e aprendizado. Esta é uma oportunidade de ouro para repassar conhecimentos sobre a empresa de uma forma mais leve. Também é possível chamar profissionais externos para a integração. Não se esqueça de que você está pedindo aos funcionários que abram mão de seu tempo pessoal, portanto, considere incentivar a equipe, como oferecer um almoço grátis.

5. Desenvolvimento pessoal

Adotar a educação continuada não deve ser apenas uma iniciativa que parta da empresa. Os colaboradores também podem se envolver e buscar as próprias oportunidades para atualizar suas habilidades. Os métodos não precisam ser demorados ou caros. A simples atitude de ler um livro, ouvir um podcast, ou um audiolivro, ou até mesmo um webinar online gratuito, todas essas são formas de treinamento de baixo custo. A participação em eventos do setor e a leitura diária de notícias também são maneiras de reciclar conhecimentos sem grandes despesas. 

Quais são os próximos passos?

Após se comprometer com o aprendizado contínuo em sua empresa, trabalhe com os colaboradores para desenvolver planos de treinamento personalizados que usem uma combinação das estratégias de aprendizado acima. Eles precisam se adequar ao estilo de aprendizado específico de cada colaborador, às lacunas de conhecimento atuais e às aspirações futuras deles.

Você deve monitorar o progresso para assegurar com que os colaboradores sigam seus planos de treinamento. Fazer com que todos participem às vezes pode ser um desafio. Algumas companhias incentivam a equipe por meio do oferecimento de recompensas para aqueles que realizam o maior número possível de treinamentos. Revisite os planos com os colaboradores regularmente, para assegurar com que todos obtenham o maior benefício possível.

Não descarte a educação continuada por tomar tempo e custar dinheiro. Enxergue as possibilidades deste investimento que é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog