Mais educação, por favor!

Por Robert Half 11 de julho 2018

Por Juliana Porto

Em tempos de redes sociais, as preocupações sobre a etiqueta no trabalho se voltam para o uso do Whatsapp e Facebook, mas você já parou para pensar como anda o seu comportamento na vida real? Se você se atrasa para reuniões - e quando chega, não presta atenção -, não responde devidamente e-mails ou ligações, ou ainda, fica fofocando pelos corredores, tem algo muito errado em sua postura no trabalho. Erros de etiqueta acontecem todos os dias, mas é preciso se focar e principalmente respeitar os colegas. Ser educado é um grande passo para criar um ambiente de trabalho melhor.

Seja pontual e preste atenção

Tente chegar em alguns minutos para iniciar seu dia de trabalho ou participar de uma reunião, independentemente de você estar liderando ou participando dela. Não se distraia com chamadas, e-mails, textos ou conversas paralelas. A menos que você esteja fazendo uma apresentação, não monopolize a discussão.

Não alimente fofocas

Se você é um gestor, deixe claro que não aceita este comportamento na equipe e mantenha conversas francas e "olho no olho". Mesmo que você não tenha um cargo de coordenação, este  comportamento não cai bem - só causa desavenças entre os colegas e você ainda fica com a pecha de fofoqueiro, o que não soa nada profissional.

Seja atento e educado

Pequenos gestos contribuem para que seja criada uma imagem sobre você. Respeite o espaço do outro. Se você utiliza a geladeira do trabalho, por exemplo, guarde seus alimentos de forma adequada e sob hipótese alguma toque na comida alheia. Se atente também para outras distrações potenciais: atender chamadas viva-voz, falar muito alto, deixar seu telefone tocando sem parar e mesas desordenadas.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half, entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.

More From the Blog...