Use a entrevista de emprego para garantir o salário desejado

Ter a pretensão salarial em mente antes de participar de qualquer entrevista de emprego é essencial. A forma com que o candidato responde à pergunta sobre remuneração pode fazer a diferença entre ser desclassificado do processo e garantir o salário desejado. Por isso é importante considerar as possíveis questões sobre salários antes de conversar com o recrutador. Primeiro, faça algumas perguntas a si mesmo: Por qual salário você sairia do seu atual emprego? Considerando a sua experiência, qual remuneração é adequada? Quanto ganham outros profissionais do seu mercado com experiência similar à sua? A partir dessas respostas, para definir a sua pretensão salarial de forma estratégica e inteligente, é preciso fazer uma pequena pesquisa – e pensar na melhor forma de responder às questões sobre salários na entrevista. Veja algumas dicas:

  • Confira os números – Faça a lição de casa e pesquise as últimas tendências salariais para a sua cidade, mercado e profissão. Cheque pesquisas salariais e publicações como o Salary Guide da Robert Half, converse com colegas e recrutadores.
  • Tenha bons argumentos – Esteja preparado para falar de forma aprofundada sobre suas habilidades, experiência e sucessos profissionais, especialmente sobre aqueles que tiveram efeitos mensuráveis sobre o negócio.
  • Não se adiante na conversa – Espere o recrutador começar a falar sobre salário. Tenha certeza de que você entendeu todos os pré-requisitos da posição pretendida antes de começar a falar sobre pretensão salarial. Busque em outras empresas informações sobre uma média salarial adequada para o cargo, assim você evita passar uma faixa salarial alta ou baixa demais.
  • Não blefe – Nunca é recomendável dar informações erradas sobre seu atual salário ou outras propostas de remuneração com o objetivo de “valorizar o passe”. Tente mostrar o valor que você pode agregar à empresa e seja honesto sobre o salário pretendido.

Veja algumas dicas para negociar o salário na hora de receber uma proposta de emprego.

  • Sempre negocie – Se você recebeu uma proposta mais baixa do que esperava, é natural pedir por um valor adicional. Alguns empregadores podem oferecer salários dentro de uma faixa, com margem para aumentar um pouco.
  • Pense além do contracheque – Quando for avaliar uma proposta de emprego, tenha uma visão mais ampla do que é oferecido. Um pacote de benefícios generoso ou oportunidades de aprendizado e crescimento podem compensar um salário inicial mais baixo.
  • Tenha a proposta por escrito – Antes de aceitar a proposta, certifique-se de que você tem por escrito a oferta de salário. É uma boa forma de ter um compromisso de ambas as partes e evitar surpresas.

Esse texto é uma adaptação de um artigo publicado no blog Worklife Austrália. Veja aqui o original.

Compartilhar essa página