Tempo estimado de leitura: 4 minutos

 

*por Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul e autor do livro Para quem está na chuva… e não quer se molhar

Algumas situações da vida profissional dão margem para muita confusão. Elas aparentam ser inofensivas e até positivas, mas, no fundo, atrapalham a carreira a médio e longo prazo. A contraposta é um caso clássico de situação considerada aceitável e até corriqueira, mas que pode se revelar uma prática perigosa.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Muitos associam essa estratégia de negociação unicamente ao aumento de salário, de reconhecimento e de valorização do “passe” no mercado. Afinal, o profissional está sendo disputado por duas empresas (ou mais), o que soa como o melhor dos mundos para garantir um bom emprego e a evolução na carreira. A empresa, por sua vez, estaria “correndo atrás do prejuízo”, em vez de ficar de braços cruzados e perder um talento.

No entanto, não é bem assim. Quando uma empresa, subitamente e mediante o risco de perder um colaborador, decide aumentar seu salário para retê-lo, abre brechas para uma série de incertezas. E elas ficam ainda piores se, de outro lado, o colaborador resolver aceitar a oferta inesperada e dispensar o emprego que havia conseguido, deixando seu ex-futuro empregador a ver navios.

Você também pode gostar de: Os riscos de aceitar uma contraproposta 

Uma forma de valorizar o profissional. Será mesmo?

Apesar de antiga, a contraproposta é uma abordagem que, infelizmente, se mantém atual. Dados da mais recente pesquisa global da Robert Half, aplicada a 300 executivos brasileiros C-level, igualmente divididos entre Gerentes Gerais, CFOs e CIOs, mostram que muitos líderes ainda a enxergam como uma forma efetiva de demonstrar valorização pelo profissional.

Já reparou que a contraposta aparece frequentemente em filmes, séries e livros? Isto porque ela tem uma alta carga de sedução, suspense e emoção, o que torna as narrativas mais interessantes. Quem recebe a contraproposta, se sente especial e com poder de escolha; quem a faz, fica na expectativa de uma resposta afirmativa, que seria um sinal de vitória. Porém, na prática, o desfecho dessa história costuma ser negativo.​

 

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Uma tentativa de corrigir problemas e insatisfações antigas

Muitos dos executivos que aceitam essa oferta, acabam saindo da organização seis meses depois, por vontade própria ou por demissão. O que era para ser um movimento de ascensão, termina como retrocesso. A razão desse desfecho é muito simples.

A contraproposta é uma tentativa improvisada de corrigir problemas e insatisfações antigas, possivelmente relacionadas a salário, benefícios, ambiente, liderança, plano de carreira, entre outros aspectos. Se a empresa não pôde ou não viu motivos para atender essas demandas antes, por que, de repente, ela mudaria de postura?

Os riscos e prejuízos são maiores para os profissionais


Muitas vezes, a companhia que faz uma contraproposta quer ganhar tempo até encontrar um substituto. Outras vezes, acredita que pode ser uma chance de recomeçar em novas bases. Pela minha experiência, pouco disso funciona.

A confiança entre as partes, empregador e empregado, fica abalada. A companhia teme que o colaborador não se engaje o suficiente. E o colaborador carrega dúvidas sobre o reconhecimento conquistado no último minuto do segundo tempo.

Leia também: O veneno da contraproposta

Destaco aqui quatro riscos:

1) O salário pode mudar, mas outras dificuldades que levaram ao desejo de trocar de emprego provavelmente não mudarão;

2) Uma remuneração alta, que esteja acima da média do mercado, tende a dificultar uma futura busca por recolocação;

3) Um novo aumento nos contracheques irá demorar, uma vez que o salário foi melhorado sem um planejamento prévio;

4) Em um cenário de demissões, alguém que já manifestou interesse em deixar a empresa tem grande chance de ser demitido;

O que acontece em caso de arrependimento ou demissão?

Em caso de arrependimento ou demissão, é possível o profissional retomar o contato com a empresa que dispensou anteriormente por conta da contraproposta? Essa é uma pergunta que ouço frequentemente e não há resposta fácil. A chance de a vaga ainda estar aberta é mínima. De todo modo, para aqueles que resolvem apostar em uma segunda tentativa, é fundamental passar segurança e firmeza sobre sua decisão, e desfazer uma possível má impressão do passado.

O melhor caminho, a meu ver, é evitar o desgaste de uma contraproposta, planejando muito bem os rumos da carreira. Assim, a conduta do profissional será orientada por metas de médio e longo prazo, e não apenas por um aumento salarial. Lembre-se que uma remuneração mais alta não garante sucesso por si só, muito menos satisfação ou realização profissional.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.