Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O cargo de Líder de Diversidade e Inclusão surgiu nas empresas para promover equipes mais diversas, fator fundamental para que as organizações aumentem o seu desempenho em inovação, criatividade e outras competências fundamentais para o sucesso do negócio.

É nesse cenário que o profissional assume a missão de, entre outros fatores, promover debates relacionados à diversidade, equidade e inclusão (DE&I).

Quer saber mais sobre o novo cargo de Líder de Diversidade e Inclusão? Então, continua a leitura!

Envie sua vaga

O que é uma empresa diversa e inclusiva?

Sendo bem objetivo, podemos entender como uma organização diversa e inclusiva aquela que contrata e mantém funcionários de diferentes:

  • etnias;
  • gêneros;
  • necessidades especiais;
  • idades;
  • religiões;
  • crenças;
  • orientações sexuais;
  • estado civil;
  • classes sociais e;
  •  culturas.

Qual é a importância da diversidade nas organizações?

Em momentos em que o mundo globalizado passa por fortes transformações sociais e econômicas, estar atento à questão da diversidade na empresa é fundamental para garantir diferenciais competitivos para o negócio.

Nesse cenário, as organizações que conseguem trabalhar a sua cultura amplamente, incorporando entre os seus valores a diversidade e inclusão, conseguem se destacar por meio de profissionais que trazem para dentro da companhia vivências diversas, capazes de gerar mais criatividade e inovação para todos os processos da companhia.

Além disso, empresas que apostam nessa estratégia de Gestão de Pessoas, ainda conseguem uma significativa redução dos conflitos internos, gerando mais satisfação no trabalho.

Como consequência, as pessoas tendem a permanecer mais tempo na companhia, reduzindo com isso as taxas de turnover.

Outro benefício de se investir em diversidade e inclusão nas empresas é que a marca empregadora se torna forte, o que é fundamental para a atração e retenção dos melhores talentos do mercado.

Logo, não é à toa que as maiores companhias do mundo estão de olho nas inciativas de DE&I. Uma recente pesquisa da consultoria McKinsey and Co. realizada em 12 países revelou que as organizações que mantem equipes de executivos diversos são mais lucrativas.

Participaram do estudo mil companhias de porte global. O estudo revelou ainda que organizações com maior diversidade de gênero têm 21% de chances de performar mais do que organizações com menor presença de diversidade.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

O que é um Líder de Diversidade e Inclusão?

O Líder de Diversidade é Inclusão é um profissional, geralmente subordinado ao setor de Recursos Humanos, responsável por promover e garantir as ações de inclusão e diversidade na empresa.

Assim, ele é quem cria e coordena projetos para garantir uma maior diversidade entre os perfis dos profissionais que fazem parte da companhia.

Esses esforços compreendem desde os processos seletivos, com a contratação de perfis profissionais diversificados, até a manutenção das relações de trabalho na empresa, a promoção de debates e a própria vivência diversa, para que as relações interpessoais possam seguir com respeito, colaboração, empatia e, claro, criatividade e inovação.

Afinal, diferentes pontos de vista podem ser úteis para criar soluções eficientes e que, de fato, farão a diferença na vida das pessoas.

Para que isso seja possível, é fundamental o apoio da alta gestão da empresa, e também das lideranças dos setores, para que todos que fazem parte da organização possam usufruir de um tratamento igualitário, e também tenham as mesmas oportunidades de crescimento.

Assim, de forma prática, o Líder de Diversidade e Inclusão também se ocupa com o trabalho de conscientização das lideranças e demais públicos do empreendimento, a fim de criar uma maior consciência a respeito da importância da diversidade no ambiente corporativo.

Leia também: Diversidade e inclusão: a adequação da sua empresa pode começar por você

Como implantar as ações de diversidade, equidade e inclusão na empresa?

O primeiro passo para implantar as iniciativas de DE&I é o Líder de Diversidade e Inclusão se dedicar a conhecer os funcionários que fazem parte do quadro de colaboradores da companhia.

Analisando o perfil dos profissionais já contratados, é possível criar estratégias para diversificar o quadro de funcionários, de acordo com as competências esperadas de cada um.

Portanto, com uma base sólida de informações a respeito do quadro de pessoal, é possível buscar mais informações sobre as competências e os motivos que favoreceram o interesse de determinado perfil profissional em fazer parte da empresa.

Como dito anteriormente, o profissional precisa contar com o apoio da alta gestão da empresa para que os esforços não fiquem apenas na demagogia do marketing institucional, e possam de fato fazer a diferença na vida das pessoas, além de gerar resultados efetivos para as organizações.

Você também pode gostar de: 10 competências de um líder que são essenciais para o sucesso

Como surgiu o cargo de Líder de Diversidade e Inclusão?

O cargo de Líder de Diversidade e Inclusão surgiu da necessidade das empresas atenderem de forma ampla as necessidades de seus públicos de relacionamento, o que inclui os clientes.

Isso porque, em um mundo global e altamente conectado, saber o que as pessoas pensam, e como elas pensam, é fundamental para poder atendê-las de forma a oferecer as melhores soluções.

Além disso, como o consumidor tem cada vez mais a necessidade de ter boas experiências, quando a empresa mantém funcionários que se assemelham aos mais diversos tipos de públicos da companhia, fica muito mais fácil oferecer soluções personalizadas, gerando encantamento no cliente, o que leva à fidelização.

Isso sem falar que o alinhamento das atividades de diversidade e inclusão nas empresas eleva a reputação da marca, potencializando o setor de vendas.

De acordo com estudo da Josh Bersin, companhias que investem esforços em ações de inclusão possuem um fluxo de caixa de 2 a 3 vezes maior do que aquelas que não investem nessas iniciativas.

Já a publicação da Harvard Business Review revelou que companhias que investem em diversidade e inclusão têm 70% de mais probabilidade de conquistar novos mercados e também se manterem competitivas.

Como vimos ao longo desta leitura, o Líder de Diversidade e Inclusão tem a importante missão de alinhar indivíduos e organizações em busca de melhores resultados. Para isso, busca contratar profissionais de diferentes culturas, etnias, gêneros, religiões, entre outros aspectos, para formar um ambiente empresarial criativo, inovador e também capaz de gerar resultados únicos.

Se você gostou deste artigo sobre Líder de Diversidade e Inclusão, entre em contato para conhecer os nossos serviços de recrutamento e seleção com foco na inclusão!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.