3 diferentes estilos de aprendizagem e como utilizá-los em sua carreira

  1. Aprendizes auditivos
  2. Aprendizes visuais
  3. Aprendizes táteis
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

É importante conhecermos as formas como processamos e retemos informações como profissionais de contabilidade e finanças, para aproveitarmos ao máximo nossos diferentes estilos de aprendizagem.

Como você aprende? Essas descrições de três diferentes estilos de aprendizagem podem ajudá-lo a avaliar como você absorve melhor as informações e apontá-lo para alguns métodos eficazes de treinamento profissional para cada estilo de aprendizagem cognitiva.

Envie sua vaga

1. Aprendizes auditivos

Os aprendizes auditivos absorvem informações através da audição e fala. Para compreender completamente certos detalhes, esses aprendizes preferem ouvir instruções e, às vezes, repeti-las verbalmente.

Treinamento ideal: Você trabalha melhor quando alguém simplesmente explica verbalmente como fazer algo. Ao fazer perguntas, você solidifica ainda mais o assunto em sua mente. Pode ser útil procurar gravações de materiais de treinamento, como guias de estudo para exames de CPA em formatos de áudio.

Leia também: Educação continuada

Se isso não for uma opção, grave-se lendo o material em voz alta - ouvir a gravação posteriormente pode ajudá-lo a absorver as informações. Você também pode investir em software de leitura em voz alta que permite ouvir anotações, e-mails importantes e memorandos.

2. Aprendizes visuais

Esses profissionais de contabilidade e finanças absorvem melhor as informações quando veem o material sendo apresentado. Eles também costumam associar certos assuntos, ideias e tarefas a imagens.

Treinamento ideal: Gráficos e diagramas são suas especialidades, e felizmente, um trabalho em finanças está repleto de elementos visuais. Se você estiver estudando material escrito, pode ser útil copiar as palavras diretamente do texto, organizando-as à medida que avança.

Ver as informações dispostas em um formato estruturado pode ajudá-lo a retê-las. Faça anotações em reuniões e use símbolos - até mesmo rabiscos - para conectar conceitos e ideias.

3. Aprendizes táteis

Os aprendizes táteis, ou cinestésicos, são "fazedores". Eles podem ler ou ouvir informações o dia todo, mas para que elas realmente se fixem, eles preferem ter experiência em primeira mão com aplicações práticas. Eles levam o termo "prático" ao pé da letra.


Treinamento ideal: Para entender completamente o que você está fazendo, você precisa ver exatamente como tudo funciona em tempo real enquanto participa do processo. Portanto, a melhor opção é se envolver em uma nova tarefa enquanto um gerente experiente ou colega supervisiona ou auxilia.

Você não aprenderá muito apenas observando alguém navegar em um banco de dados, então peça ao seu treinador para lhe dar instruções enquanto você tenta fazer você mesmo. Quando se trata de estudar para certificações em contabilidade, você aumentará suas chances de se destacar fazendo testes práticos.

Confira também: 14 habilidades mais valorizadas pelo mercado

Se você nunca identificou seu próprio estilo de aprendizagem ou considerou o impacto da aprendizagem ao longo da vida em sua carreira contábil, reserve um tempo para pensar em como você reteve informações com sucesso no passado. Ou pesquise um questionário de estilo de aprendizagem online.

Saber como você aprende de maneira mais eficaz é crucial para otimizar seu desenvolvimento profissional e, com a aplicação adequada, pode até ajudá-lo a dar um grande salto na carreira.

Continue aprendendo!

Dicas para suas entrevistas de emprego

DOWNLOAD

 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.