Dicas para Entrevista de Emprego

Dicas para Entrevista de Emprego

Preparar-se para uma entrevista de emprego é fundamental caso você queira causar uma boa impressão. Confira deicas para entrevista de emprego e saia na frente da concorrência em seu próximo processo seletivo.

Check list da entrevista de emprego - atenção aos detalhes

Antes

  • Prepare-se
  • Domine seu currículo
  • Planeje-se para chegar no horário marcado (se for em vídeo, entre na ferramenta com antecedência).
  • Informe-se sobre o traje usual da empresa (mesmo para entrevistas remotas)
  • Se possível, pesquise sobre a vaga e vá preparado para falar de seus resultados em empresas anteriores

Durante

  • Em entrevistas presenciais, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.
  • Mantenha contato visual com o entrevistador, mesmo em entrevistas por vídeo.
  • Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.
  • Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.
  • Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.
  • Tenha referências profissionais para fornecer
  • Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.
  • Faça perguntas. A entrevista é uma via de mão dupla.

Depois

  • Passe um feedback para o consultor de recrutamento.
  • Mantenha contato com o headhunter.

O papel do headhunter

O headhunter entende que quando o candidato toma a decisão de avaliar o mercado, ele está à procura de uma oportunidade melhor, pois o seu emprego atual não atende às suas expectativas. É importante que você tenha certeza de seu interesse em uma eventual mudança de emprego antes de passar para etapas mais avançadas do processo seletivo. Uma vez que você avança nas fases do processo, o headhunter conclui que você está realmente interessado em sair do seu emprego.

Assim, antes de se inscrever em um processo seletivo, é importante que você esteja certo sobre o seu objetivo durante o processo. Se você quiser apenas testar a sua empregabilidade, não se candidate à vaga. O consultor da Robert Half terá prazer em passar informações sobre o mercado de trabalho, mesmo que não esteja trabalhando com você em nenhum processo seletivo naquele momento.

Leia também: Perguntas que todo headhunter faz

Mais dicas

Confie no headhunter

Seja transparente com o headhunter. O trabalho dele é representar os candidatos no mercado. Portanto, esteja certo de que ele tem interesse em encontrar as melhores oportunidades para os melhores profissionais. O consultor da Robert Half deve ser visto como um parceiro na construção e consolidação de sua carreira.

Conheça a consultoria de recrutamento

Seja criterioso no momento de escolher uma consultoria de recrutamento, avaliando as oportunidades oferecidas, sua credibilidade no mercado e o profissionalismo dos headhunters. É importante ressaltar que na Robert Half o relacionamento comercial se dá apenas com a empresa contratante, o que significa que não há nenhum custo para o candidato.

Valorize seu relacionamento com o headhunter

Manter contato com o headhunter pode trazer ótimas oportunidades para sua carreira. Por isso, quando receber um convite para uma entrevista, valorize essa oportunidade. Se você não estiver planejando uma mudança de emprego naquele momento, deixe isso claro, mas agende uma conversa com o headhunter para conhecer o mercado de trabalho e as oportunidades que estão sendo oferecidas e procure cultivar um relacionamento de longo prazo.

Você está participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo?

Seja sincero com o consultor da Robert Half, isso será valorizado. Analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Esse exercício o ajudará a decidir o quanto antes sobre qual das oportunidades melhor atende às suas expectativas. Além disso, o consultor de recrutamento da Robert Half poderá ajudá-lo a tomar a melhor decisão, mesmo que os outros processos seletivos sejam conduzidos por outras consultorias.

Como falar de salário na entrevista?

  • Atenção ao mencionar informações sobre seu salário

Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado se refere ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.

  • A proposta está dentro de suas expectativas?

No andamento de um processo seletivo, os candidatos com perfis mais adequados para a vaga são selecionados para as fases seguintes, restando cada vez menos concorrentes ao cargo. Por isso, é importante que você esteja consciente ao avançar no processo, fazendo-o apenas se a vaga realmente lhe interessar. No momento em que a empresa decide pela contratação de um dos profissionais e faz uma proposta que atende à sua pretensão financeira, há uma grande expectativa de que este candidato aceite a proposta. Algumas empresas negociam com o candidato um tempo para ele pensar, mas é importante lembrar que a empresa espera que o candidato finalista já tenha sua decisão tomada e não precise de muito tempo para responder.

Você pode gostar do vídeo abaixo:

 

Contraproposta: vilã ou mocinha

Algumas empresas fazem contraproposta quando um funcionário pede demissão, oferecendo salário maior, cargo melhor e outros benefícios. Muitas vezes, a contraproposta é uma solução de curto prazo adotada pela empresa para prevenir os problemas que ela teria com a saída de uma pessoa do grupo. Ou seja, a motivação da empresa ao oferecer uma contraproposta não está ligada à valorização deste profissional. Ao aceitar a contraproposta, pode ser que você leve em conta apenas questões financeiras que, a longo prazo, não terão grande importância. Lembre-se dos motivos que o levaram a buscar uma nova oportunidade e fique atento para não perder a chance de trabalhar em uma nova empresa com políticas diferentes de promoção e de valorização dos empregados.

Outros artigos sobre contraproposta você encontra clicando aqui

Veja também

 

Mantenha a porta aberta com seu antigo empregador

Mesmo que você esteja ansioso para começar a sua trajetória na nova empresa, lembre-se que você tem uma obrigação a cumprir com o seu antigo empregador. Procure terminar as suas tarefas, deixar seus materiais organizados e preparar alguém para assumir as suas atividades. Na maioria dos casos, um prazo de quinze dias deve ser suficiente para você, e adequado sob o ponto de vista da empresa contratante.

Faça o download do guia de Dicas para Entrevista de Emprego

Download

Este material foi desenvolvido pela Robert Half com base na experiência dos consultores de recrutamento especializado. O objetivo é auxiliar os candidatos com dicas que podem ser aplicadas antes, durante e depois do processo seletivo e torná-los cada vez mais preparados para serem bem sucedidos na busca por uma nova oportunidade profissional.

 

Leia e prepare-se

Artigos escritos com base em pesquisas e na experiência da empresa líder mundial em recrutamento especializado.

Blog