Por que o pacote de remuneração influencia na atração de talentos?

Por Robert Half on 6 de outubro de 2021
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Atrair talentos é um dos principais objetivos de uma empresa, pois bons profissionais contribuem para o crescimento do negócio. Não há somente uma troca, mas uma parceria. Quando a empresa cresce, é natural que os funcionários cresçam também. Eles podem ampliar suas oportunidades em relação à carreira. Um dos maiores desafios é conquistar o profissional certo, para a vaga certa, no momento certo. Na hora de atrair profissionais, qual é o seu principal desafio?

Envie sua vaga

De acordo com o Índice de Confiança Robert Half, entre os principais motivos que dificultam encontrar o profissional ideal, estão:

  • Candidatos sem habilidades técnicas necessárias
  • Os melhores talentos já estão empregados
  • O pacote de remuneração não é competitivo.

Neste artigo, vamos focar neste terceiro ponto: o pacote de remuneração! Leia e confira por que o pacote de remuneração é tão importante para atrair e reter talentos em qualquer tipo de empresa!

Por que o pacote de remuneração é tão importante?

Conforme explicam Wood Jr. e Picarelli Filho (1999), a remuneração estratégica funciona como "catalisador para a convergência de energias na organização". Os profissionais, hoje em dia, avaliam as oportunidades e procuram compreender a dinâmica das empresas, as oportunidades de mercado, as projeções de carreira, o modelo de gestão, a estrutura, o ambiente e outros aspectos. Contudo, o pacote de remuneração , que inclui salário e benefícios, ainda é um aspecto que pesa bastante no momento de tomar a decisão.

Em muitos casos, isso se relaciona com a necessidade de reconhecimento e de valorização do indivíduo em sua atuação na empresa. Consequentemente, aquelas empresas que não oferecem políticas de remuneração e benefícios satisfatórias e mais estruturadas tendem a sofrer mais com o turnover (rotatividade de funcionários).

A empresa deve mensurar a importância dos benefícios. Segundo pesquisa da Robert Half, quando se trata de atrair e reter os melhor talentos, os benefícios são tão importantes quanto o salário. De acordo com o estudo, se o pacote de benefícios não está de acordo com as expectativas do candidato à vaga, eles negociam um salário melhor para compensar.

Quais são os desafios mais comuns relacionados à política de remuneração?

Um dos grandes desafios da área de Recursos Humanos, e da própria empresa, é definir salários e benefícios que sejam atrativos para bons profissionais. Um dos motivos de isso ocorrer é a falta de referências sobre as remunerações que são tidas, em geral, como justas pelos trabalhadores ou que satisfaçam suas aspirações econômicas.

Fazer pesquisas, conhecer o mercado e adequar o pacote de remuneração ao que vem sendo praticado é importante para se manter competitivo e atrair os melhores talentos.

Além disso, fica a recomendação: é importante que a remuneração esteja de acordo com o que se espera do candidato. Algumas empresas insistem em contratar um Batman com o salário do Robin. Elas podem até conseguir em um primeiro momento, mas certamente o super-herói vai migrar para onde seja melhor reconhecido em um futuro bem próximo.

Quais são os benefícios de uma política de remuneração bem estruturada?

Uma boa política de remuneração deixa os processos de recrutamento e seleção mais atraentes para os candidatos, facilitando as contratações. Além disso, manter uma política de remuneração bem estruturada tem outras vantagens, como:

Quais são as formas de remuneração que podem atrair bons candidatos?

As formas podem variar conforme o perfil da empresa, a área de atuação, o cargo e a função, entre outras coisas. Seguem algumas estratégias valiosas:

  • remuneração fixa competitiva, considerando as médias de mercado;
  • benefícios alinhados à realidade do mercado, de modo a gerar segurança e tranquilidade;
  • políticas de comissionamento;
  • PLR;
  • remuneração variável associada ao desempenho;
  • participação acionária;
  • previdência complementar, que é valiosa para o futuro do funcionário;
  • orçamento para a vaga, de modo a garantir uma remuneração mais flexível e satisfatória.

Precisa de ajuda nesse sentido? Aproveite para conhecer melhor nosso trabalho e como podemos ajudar sua empresa. Entre em contato, agora mesmo, com a Robert Half!

Guia Salarial 2022_acesse agora

More From the Blog...