5 dicas de como valorizar seus funcionários

Por Robert Half 16 de outubro de 2019

Se você é um líder que acredita que a saúde da sua empresa depende apenas de um balanço patrimonial equilibrado, talvez seja melhor ler este artigo!

Dedicar um tempo para considerar também as habilidades que sua equipe possui, alinhados aos valores da organização, pode impactar seu resultado mais do que imagina.

Valorizar seus funcionários é fundamental para montar uma força de trabalho que possa levar seus negócios ao topo. Assim, você garantirá que eles se sintam reconhecidos e recompensados ​​por seus esforços.

Aqui estão cinco maneiras de garantir que seus colaboradores mais talentosos atinjam as metas e sentam-se valorizados por isso.

1. Medindo as iniciativas

Não é segredo que os funcionários que tomam iniciativa são mais produtivos e têm maior probabilidade de assumir riscos que valem a pena. É fundamental distinguir os colaboradores mais motivados dos outros. Uma opção é classificá-los em:

  • ideias originais
  • inovação
  • engajamento com as tendências mais amplas do setor

Este exercício oferecerá uma análise instantânea sobre os seus colaboradores, especialmente quando as avaliações de desempenho chegarem.

2. Peso emocional

Às vezes, alguns membros são propensos a derrubar o resto da equipe. Por exemplo, um desenvolvedor talentoso que tem o hábito de criticar injustamente seus colegas, ou um gerente financeiro que possui o dom de diminuir a moral do time.

Uma equipe emocionalmente sobrecarregada pode drenar o entusiasmo, paixão e produtividade do ambiente organizacional. Deste modo, a cultura da empresa e o crescimento dos negócios podem ser afetados negativamente.

Saber identificar e controlar esse sentimento em seu time é extremamente importante. Não valorizar os seus funcionários que possuem equilíbrio emocional é um erro e te custará muito caro.

3. Custo-benefício

Embora seja vital considerar o impacto da personalidade e da atitude de um funcionário, é igualmente importante pensar se ele entrega o que é esperado pela vaga. 

Pergunte-se se o conjunto de habilidades do seu colaborador corresponde ao salário ou ele pode ser facilmente substituído?

4. Decisões, decisões

A tomada de decisão correta é um fator essencial para o sucesso dos negócios.

No entanto, muitos funcionários preferem não assumir essa responsabilidade quando se trata de uma escolha de extrema importância para o negócio. 

Normalmente, os funcionários com visão de negócio possuem uma facilidade maior na hora de tomar uma decisão deste tipo.

5. Recompensas

Por fim, o caráter é um poderoso indicador de um bom funcionário. Reconhecer a integridade torna-se uma jogada de negócios astuta.

Investir em funcionários leais é sempre uma boa decisão. Valorizar o que há dentro de casa é sempre importante antes de pensar em uma nova contratação.

Valorize seus funcionários

Calcular o valor do funcionário pode ser um processo complicado, mas é necessário se você quiser ver seus negócios dispararem.

Lembre-se de que os membros da sua equipe são seus ativos mais lucrativos. Se você não medir o valor deles – e reconhecer esse valor –, corre o risco de sacrificar o crescimento do seu negócio.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

More From the Blog...