Como identificar os valores da empresa em um candidato

valores da empresa

A sintonia entre os valores da empresa e do profissional, são cada vez mais importantes, e podem ser identificadas durante o processo seletivo. Essas características que norteiam a forma de fazer negócios da companhia. 

Em uma competição esportiva, os atletas, além da técnica apurada, têm de demonstrar características como espírito de equipe, garra, gestão de conflitos, comprometimento e capacidade de execução se quiserem conquistar o pódio.

Assim como no esporte e no desenvolvimento de carreira, os gestores buscam identificar as características de resiliência profissional nos candidatos durante as entrevistas de emprego para formarem o “time dos sonhos”. Para ser considerado um perfil de alto desempenho, não basta ter talento, certificações e resultados de respeito no currículo. É preciso colocar em jogo valores como respeito, excelência e determinação para atingir as conquistas.

5 maneiras de identificar os valores da empresa no candidato

A seguir, a Robert Half aponta cinco orientações para que o recrutador identifique aderência entre os valores do candidato e os da empresa.
A lista é parte integrante do guia valores que ganham o jogo que traz dicas para recrutar talentos.

  1. Procure pelo profissional resiliente, que entende que erros são inevitáveis em alguns momentos, mas que procura aprender com eles;
  2. Busque identificar o nível de resiliência profissional do candidato e os valores profissionais que o guiam na tomada de decisão;
  3. Faça perguntas que reavivam a inteligência emocional do candidato, atentando-se à comunicação verbal e não verbal dele;
  4. Observe os valores da empresa e busque identificá-los nos candidatos; e
  5. Pergunte sobre a vida pessoal do candidato, pois o profissional que tem uma vida social saudável tende a voltar para a companhia mais criativo.

Leia também: Identificando o modelo de currículo adequado

 

Share This Page