Recrutamento: como montar uma equipe híbrida de sucesso?

Por Robert Half on 11 de Janeiro de 2021

Contratar uma pessoa, ou uma equipe, para fazer parte de um time que trabalhe de maneira híbrida, parte na empresa e parte em home office, deve ser a tendência das organizações daqui para frente. O home office, que antes era tratado como uma ideia a ser pensada, saiu do papel em tempo recorde e os resultados, para empresas e colaboradores, foram positivos em sua maioria. Os processos seletivos seguiram o mesmo caminho. Ainda que existam algumas questões sobre a contratação remota, pesquisas apontam que a pandemia deve mudar definitivamente a forma como as empresas realizam seus processos de recrutamento e seleção.

Envie sua vaga

Mas, retomando ao tema central deste material, o que deve ser levado em consideração na hora de montar uma equipe híbrida? Para ajudar você, preparamos este artigo. Acompanhe!

Veja quais são as necessidades da empresa

O primeiro passo para montar a equipe híbrida é avaliar quais são as necessidades da empresa. Quais cargos têm a possibilidade de trabalhar de casa e de quais posições é exigida a presença física? Quem fará home office, terá que comparecer ao escritório algumas vezes na semana - ou no mês, ou o trabalho é 100% remoto? Se for 100% remoto, é possível expandir a buscar geograficamente, para outra cidade, estado ou país? Todas essas questões, aliadas às competências técnicas e comportamentais necessárias, devem ser analisadas para se chegar ao melhor descritivo de vaga e proceder à divulgação da vaga.

Considere a cultura empresarial

Um ponto fundamental a ser avaliado é a cultura da empresa na hora de contratar, seja para trabalhos remotos ou presenciais. É preciso verificar se o fit cultural da organização está alinhado com o candidato, a fim de evitar transtornos após a contratação.

Para isso, é preciso avaliar as bases de valores dos candidatos, e também informar de maneira clara quais são os objetivos organizacionais para os profissionais que pleiteiam a função. Com o alinhamento das expectativas, fica mais fácil proceder para a melhor contratação, o que é fundamental para diminuir os índices de turnover nas organizações.

Analise o modo de pensar de cada candidato

Como se trata de um time que vai atuar de maneira híbrida - parte home office e parte no escritório -, é muito importante que o modo de pensar dos candidatos esteja alinhado com os objetivos da organização e também entre eles. Isso é importante para que sejam evitados conflitos que possam comprometer as entregas, a harmonia da equipe e o próprio clima organizacional da companhia.

Avalie a organização e a criatividade

Para o trabalho remoto, o ideal é recrutar trabalhadores organizados e criativos, além de terem conhecimento das atividades digitais. De forma prática, eles devem ter o conhecimento das tecnologias para configurar e operar um escritório em home office.

Além disso, vão precisar fazer a identificação da necessidade de atualizações para seus softwares, ou mesmo dos momentos nos quais precisarão, de fato, de um suporte externo. Dessa forma, os candidatos ideais para o trabalho remoto são aqueles que tenham criatividade e dinamismo para solucionar questões do dia a dia de maneira independente.

Observe a comunicação dos candidatos

Para quem deseja montar uma boa equipe de trabalho com modelo híbrido, avaliar a comunicação é muito importante. Isso acontece porque os profissionais que trabalham à distância precisam ser capazes de dar e receber feedbacks constantemente, seja de forma verbal ou escrita, da mesma maneira que aqueles que estão no escritório. É muito importante que as mensagens seja passadas da mesma forma e ao mesmo tempo a ambos os públicos para não haver ruídos.

Atente-se às qualidades do time

As soft skills devem ser alinhadas e também complementares, a fim de se formar uma equipe de trabalho de alto desempenho. Além disso, as competências técnicas não podem ser ignoradas e devem ser avaliadas com o gestor da área. Muitas vezes, a contratação de um novo profissional pode servir para complementar a qualidade de um colaborador que já atua na organização.

Outro ponto que deve ser considerado é que os trabalhadores em home office precisam apresentar traços de autonomia e independência. Isso porque eles vão trabalhar sozinhos em um ambiente externo à empresa, ou seja, sem fiscalização. Com isso, precisam ser pessoas automotivadas e esforçadas para se responsabilizarem por entregar as atividades.

Aprenda a conduzir um recrutamento remoto

Para montar a melhor equipe híbrida, e considerando que ainda estamos em pandemia, as atividades de recrutamento e seleção também devem acontecer no ambiente online. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conduzir o seu processo de recrutamento remoto.

Acompanhe!

Faça um planejamento das atividades

Para que a contratação da equipe remota e presencial aconteça dentro do prazo e os melhores talentos sejam contratados, é indicado que você faça um planejamento das atividades. Nesse plano de ação podem constar o cronograma das entrevistas, os testes e as dinâmicas a serem aplicadas, a entrevista final e até mesmo como serão as orientações para os candidatos participarem do processo.

Crie um bom descritivo da vaga

Um descritivo de vaga eficiente garantirá a atração de candidatos mais aderentes ao perfil do cargo. Por isso, dedique tempo para essa atividade e peça ajuda ao gestor da área para alinhar as competências esperadas.

Escolha os melhores canais de divulgação

Divulgue as vagas nos canais mais alinhados com o perfil de candidato que a empresa procura. Além de usar o site e as redes sociais da empresa, pense em qual tipo de conteúdo esses profissionais consomem e insira a divulgação das vagas nesses veículos.

Marque entrevistas e testes por vídeo

As entrevistas por vídeo ganham cada vez mais força e, como se trata de uma equipe totalmente online, você pode aproveitar esse momento para verificar como os candidatos se comportam no ambiente digital. Aproveite para otimizar o tempo e aplique os testes e as dinâmicas também por vídeo. Para isso, lembre-se de estabelecer regras, a fim de facilitar a comunicação com os candidatos.

Conte com ferramentas de gestão

Os sistemas de recrutamento e seleção são fortes aliados para facilitar a divulgação das vagas, otimizar os processos de recrutamento e outras questões, como o próprio onboarding de funcionários. Assim, contar com essa solução é uma forma de agilizar a contratação da sua equipe remota, ao mesmo tempo em que você aumenta o nível de eficiência.

Como vimos ao longo desta leitura, selecionar colaboradores para uma equipe híbrida requer uma série de cuidados e um planejamento eficiente para garantir as melhores contratações. Contudo, você não precisa fazer tudo sozinho. Com a contratação de serviços de consultoria em recrutamento e seleção, você garante as pessoas certas, no lugar certo, do jeito certo.

Se você gostou deste artigo, entre em contato para conhecer as nossas soluções em recrutamento e seleção!

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