Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Fernando Mantovani

Ter um amigo como chefe ou parceiro de trabalho é ótimo. Em geral, relações desse tipo tendem a reduzir a carga de estresse do dia a dia e proporcionar uma convivência diária muito rica. Mas, vocês só poderão usufruir de tudo isso se houver maturidade e profissionalismo das duas partes - e na mesma proporção.

Envie sua vaga

Por essa razão, aproveito o Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, para compartilhar com você algumas reflexões para que essa parceria se mantenha saudável:

Só trabalhe junto se você confiar na relação

Entenda que, mesmo sendo seu amigo, o papel dele não é te privilegiar ou ser seu defensor dentro da companhia. Você pode buscar orientação dele sobre os melhores caminhos para executar uma atividade ou se desenvolver como pessoa e profissional, mas não espere e nem exija que ele tome atitudes por você.

Leia também: Amizade no trabalho

Não peça favores

Deixe que o outro decida se é hora de te indicar para contratação, promoção ou participação em um projeto. No lugar de pedir o favor, concentre a energia em demonstrar, por meio de atitudes e resultados, que possui as qualificações necessárias para qualquer uma das ações que citei.

Zele por indicações

Caso a indicação do seu amigo tenha feito a diferença na sua admissão, agradeça o voto de confiança executando as tarefas com base no seu melhor nível de comprometimento. Entenda que o seu desempenho tende a influenciar na credibilidade de quem te indicou.

Ele não pode te contar tudo

É possível que no decorrer do relacionamento seu amigo receba informações corporativas que não podem ser repassadas para os demais colaboradores e isso inclui você. Da mesma forma, você não deve se sentir obrigado a contar para ele todas as informações que chegarem aos seus ouvidos. Isso não significa falta de confiança e sim profissionalismo.

Não se isolem

Ao identificar pessoas com as quais têm mais afinidade, alguns profissionais caem na armadilha de se fecharem em grupos, mas isso é muito prejudicial tanto para a carreira como para o clima da empresa. Dessa forma, evite tomar atitudes que excluam outras pessoas. Por exemplo, não precisa deixar de almoçar com seus amigos, mas, às vezes, convidem pessoas de outros grupos para estarem com vocês.

Suporte e colaboração

Ter amigos no trabalho proporciona um suporte emocional valioso. Além disso, eles estão dispostos a compartilhar ideias, colaborar em projetos e trabalhar em equipe, resultando em melhores resultados e crescimento mútuo dentro da empresa.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

Networking é importante

A amizade no ambiente de trabalho não apenas fortalece os laços pessoais, mas também expande sua rede de contatos profissionais. Essa ampliação da rede abre portas para novas oportunidades de carreira, parcerias estratégicas e aprendizado contínuo por meio da troca de experiências com pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos.

Feedback construtivo

Amigos verdadeiros no trabalho têm um interesse genuíno no seu crescimento e desenvolvimento profissional. Eles oferecem feedbacks construtivos, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e desempenho no ambiente de trabalho.

Confira também: Amigos amigos, indicações à parte

Compartilhe conhecimentos

A amizade no trabalho cria um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências. Ao compartilhar ideias, perspectivas e melhores práticas, você tem a oportunidade de aprender com seus amigos e enriquecer sua bagagem profissional, adquirindo novas habilidades e abordagens.

Motive e engaje

Ter amigos no ambiente de trabalho gera um senso de pertencimento e conexão com a equipe. Essa conexão fortalece a motivação e o engajamento, pois você se sente parte de um grupo coeso, compartilhando objetivos comuns e enfrentando desafios juntos. Isso impacta positivamente seu desempenho e contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e estimulante.

Desenvolvimento pessoal

Além do crescimento profissional, amigos no trabalho podem contribuir para seu desenvolvimento pessoal. Por meio de conversas, conselhos e compartilhamento de experiências de vida, eles oferecem uma perspectiva diferente, incentivam a autorreflexão e ajudam você a se tornar uma pessoa mais completa e equilibrada tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Ambiente harmonioso

A amizade no trabalho promove um clima organizacional mais positivo e acolhedor. A presença de amigos no ambiente de trabalho cria um senso de camaradagem, colaboração e respeito mútuo. Isso resulta em maior satisfação e bem-estar entre os colaboradores, contribuindo para a criação de um ambiente harmonioso onde todos se sentem valorizados e apoiados.

O mundo corporativo está cada vez mais cíclico. Seu par de trabalho de hoje pode ser seu chefe amanhã. Assim como um possível desafeto pode ser consultado sobre seu mérito para uma promoção. Então, esforce-se para manter relacionamentos sinceros e saudáveis na companhia.

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER

 

*Fernando Mantovani, é diretor geral da Robert Half 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.