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Ter amizade no trabalho é algo legal, e que deve ser cultivado. Sabemos que um bom ambiente de trabalho mantém os funcionários engajados e produtivos, além de torná-los defensores de suas organizações. Nesse Dia do Amigo, comemorado no Brasil em 20 de julho, a Robert Half dá dicas de como cultivar amizades no trabalho e como o gestor pode incentivar um ambiente propício.

“Uma empresa que incentiva relações de amizades entre os colaboradores transmite uma imagem positiva interna e externamente, reforçando sua reputação corporativa, além de se tornar atrativa para novos talentos”, explica Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

Confira as dicas que separamos para cultivar amigos no escritório:

Mostre empatia

Tente entender seus colegas de trabalho, suas principais habilidades e motivações, bem como seus aborrecimentos e pressões no dia-a-dia da empresa. Compreendendo melhor seus sentimentos, necessidades e obrigações, você provavelmente reforçará sua credibilidade como um membro confiável da equipe e se tornará um colaborador de referência.

Não deixe a amizade esfriar

Nos dois últimos anos, muitas empresas passaram por profundas mudanças. De acordo com a última sondagem que realizamos para o Índice de Confiança Robert Half, que está em sua vigésima edição, 57% das empresas adotam atualmente o modelo híbrido de trabalho e 10% estão com um sistema completamente remoto, com somente 33% trabalhando de maneira totalmente presencial. 

Se você está entre os colaboradores que trabalham remotamente ou de maneira híbrida, mantenha as reuniões para trocar ideias com seus amigos, marque aquele cafezinho virtual de tarde ou até mesmo separe algumas vezes por ano para encontrá-los pessoalmente e jogar conversa fora, afinal, nem só de trabalho uma empresa vive. É importante manter a amizade e não se afastar das pessoas. 

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Junte-se ao clube

Participe ativamente de atividades de formação de equipes, eventos sociais, ligas esportivas e grupos de interesse organizados por sua empresa e seus colegas.

Seja inclusivo

Você não está no ensino médio, então não se comporte como um adolescente. Seja um bom colega para todos no seu time. Isso não apenas ajudará a evitar ressentimentos, mas também ajudará a anular quaisquer suspeitas de que você e seu amigo façam fofocas sobre seus colegas de trabalho pelas costas deles.

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Pratique a bondade

Atos aleatórios de bondade oferecem benefícios para todos. De acordo com pesquisadores americanos, praticar ações generosas podem diminuir seus níveis de estresse e melhorar a saúde mental. É um ganha-ganha para todos.

Defina limites

Estabeleça diretrizes claras com os amigos do trabalho sobre como manter as informações pessoais em sigilo. E não deixe que brincadeiras amigáveis ​​atrapalhem a sua produtividade ou de seus colegas.

Uma das principais características de qualquer amizade é a capacidade de confiar informações pessoais e construir confiança. É importante estabelecer acordos com amigos do trabalho sobre como manter essas informações pessoais privadas e fora do local de trabalho.

Evite entrar em discussões profundas sobre assuntos pessoais e mantenha as conversas profissionais. Isso ajudará a compartimentar seus relacionamentos com colegas durante o dia e como confidentes após o horário de trabalho.

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Elogie (e seja elogiado)

O feedback positivo é como uma mola propulsora para as pessoas. Um simples "Obrigado por fazer um ótimo trabalho!" pode ajudar muito a elevar a felicidade e construir relações de trabalho mais fortes.

Construa um sistema de suporte

Crie oportunidades para os funcionários interagirem durante o horário de trabalho e fora do escritório também.  Assim, é possível incentivar e despertar novas amizades.

Mantenha o profissionalismo

O escritório não é lugar para comportamentos juvenis. Tudo bem rir com os amigos do escritório às vezes, mas mantenha suas ações e conversas adequadas para o ambiente de trabalho (seja remoto ou presencial). Evite usar apelidos ou discutir qualquer coisa que você tenha feito após o trabalho que possa ser constrangedora. 

A percepção é fundamental

Durante as entrevistas com os candidatos, destaque aspectos de sua cultura corporativa e busque pontos de adequação no candidato. De acordo com o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), esse é o aspecto que mais chama a atenção de 33% dos recrutadores em um processo seletivo.

Não eleja favoritos

Os gerentes devem fazer questão de tratar todos os funcionários de maneira justa e ter uma atitude amigável em relação a todos, para que ninguém se sinta excluído. Se você foi promovido e está gerenciando seu amigo, trate a pessoa como trataria qualquer outra pessoa.

Não o destaque do resto da equipe com uma carga de trabalho mais leve ou mais pesada. Conceda o mesmo nível de respeito que você daria a qualquer outra pessoa ao fazer críticas e pergunte a si mesmo se está sendo mais duro ou mais brando porque o colaborador é seu amigo.

Tecnologia a favor da equipe

Com as novas relações flexíveis de trabalho, como o modelo remoto, explorar tecnologias como Skype, Google Hangouts, Zoom, Basecamp e Slack podem fornecer formas eficientes e em tempo real de colaboração, conhecendo-se melhor e facilitando um trabalho melhor equilíbrio de vida.

Lidere pelo exemplo

Em reuniões, chame exemplos brilhantes de colaboração, assistência e apoio. Os funcionários muitas vezes observam e imitam seus líderes, portanto, ao estabelecer um tom positivo (e aumentar o moral!).

Você ajudará a promover uma cultura no local de trabalho que valorize a cooperação, a empatia e a inovação.

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