Tenho uma entrevista marcada. Devo tirar a barba e o piercing?

Por Robert Half 9 de abril de 2019

Ser chamado para uma entrevista de emprego é um passo importante para quem está em busca de recolocação ou atrás de uma movimentação na carreira. Significa que seu currículo já foi analisado e que, agora, é hora de estar frente a frente com o empregador ou a empresa contratada para fazer o processo de seleção.

Essa é a hora de impressionar. De demonstrar e dar detalhes sobre as informações que estão no seu currículo. Para isso, é importante estar preparado para o momento. E essa preparação inclui, também, sua apresentação pessoal. No caso dos homens, uma pergunta que sempre surge é: devo tirar a barba? Ou ainda: devo tirar o piercing?

Sim ou não?

O mercado de trabalho está cada vez mais flexível com relação à vestimenta. Mas, tudo vai depender do perfil da empresa onde você deseja trabalhar. Como as pessoas se vestem lá? É uma companhia tradicional ou aberta a novidades? Se for uma startup, agência de marketing ou comunicação, por exemplo, é possível que permitam roupas mais casuais, acessórios diferentes, cabelos coloridos. Mas, na advocacia e no mercado financeiro, entre outras áreas, a formalidade ainda impera. Assim, a primeira lição de casa é: estude a empresa e entenda um pouco mais sobre sua cultura.

Assista à explicação

Carolina Cabral, gerente de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

A importância do fit cultural

De acordo com dados da 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half, perceber que o candidato se encaixa na cultura da empresa é o principal motivo que faz brilhar os olhos de 29% dos recrutadores entrevistados, à frente de habilidades comportamentais (26%) e resultados atingidos nas empresas anteriores (17%). O fato de um candidato não se encaixar na cultura da empresa (23%) é o segundo motivo mais apontado para desconsiderar um candidato na primeira entrevista de emprego.

Pense nisso e aproveite a entrevista para saber um pouco mais sobre a empresa também. Boa sorte!

Tem outras dúvidas?

Respondemos às perguntas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...