Ser chamado para uma entrevista de emprego é um passo importante para quem está em busca de recolocação ou atrás de uma movimentação na carreira. Significa que seu currículo já foi analisado e que, agora, é hora de estar frente a frente com o empregador ou a empresa contratada para fazer o processo de seleção.

Essa é a hora de impressionar. De demonstrar e dar detalhes sobre as informações que estão no seu currículo. Para isso, é importante estar preparado para o momento. E essa preparação inclui, também, sua apresentação pessoal. No caso dos homens, uma pergunta que sempre surge é: devo tirar a barba? Ou ainda: devo tirar o piercing?

Sim ou não?

O mercado de trabalho está cada vez mais flexível com relação à vestimenta. Mas, tudo vai depender do perfil da empresa onde você deseja trabalhar. Como as pessoas se vestem lá? É uma companhia tradicional ou aberta a novidades? Se for uma startup, agência de marketing ou comunicação, por exemplo, é possível que permitam roupas mais casuais, acessórios diferentes, cabelos coloridos. Mas, na advocacia e no mercado financeiro, entre outras áreas, a formalidade ainda impera. Assim, a primeira lição de casa é: estude a empresa e entenda um pouco mais sobre sua cultura.

Assista à explicação

Carolina Cabral, gerente de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

A importância do fit cultural

De acordo com dados da 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half, perceber que o candidato se encaixa na cultura da empresa é o principal motivo que faz brilhar os olhos de 29% dos recrutadores entrevistados, à frente de habilidades comportamentais (26%) e resultados atingidos nas empresas anteriores (17%). O fato de um candidato não se encaixar na cultura da empresa (23%) é o segundo motivo mais apontado para desconsiderar um candidato na primeira entrevista de emprego.

Pense nisso e aproveite a entrevista para saber um pouco mais sobre a empresa também. Boa sorte!

Tem outras dúvidas?

Respondemos às perguntas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS