Você sabe o fazer minutos antes da entrevista de emprego? Os minutos que antecedem a entrevista de emprego podem ser angustiantes. Afinal, a ansiedade por conquistar a vaga desejada pode dominar os sentimentos de qualquer um.

Para evitar que o nervosismo atrapalhe o seu desempenho na frente do headhunter, vale seguir algumas recomendações. “É preciso entender que, na hora da entrevista, a preocupação é performance”, diz a coach executiva Jaqueline Weigel, diretora da Weigel Coaching. “Com palestrantes também é assim. É a hora do ‘show’”.

Dicas para manter a calma e se dar bem na entrevista de emprego:

1. Prepare sua mente

Um tempo antes, prepare-se mentalmente, fique em silêncio, equilibre respiração e energias;

2. Crie foco mental e presença

Pense que, naquele momento, aquela entrevista é a coisa mais importante que você tem para fazer agora. Esqueça o resto. Dispersar é perder energia;

3. Tenha em mente que você não está sendo avaliado

O que há, do outro lado da mesa, é apenas uma pessoa querendo conhecer você;

4. Aproveite a oportunidade

Lembre-se de que este momento é, sim, uma oportunidade, mas esta não é a única e nem será a última;

5.Prepare-se para ser escolhido ou não

Se sim, aproveite. Se não, não há nada de errado com você. Outras oportunidades aparecerão;

6. Seja sincero

Responda com calma, com tranquilidade, mostre as suas fortalezas e não tenha receio de mostrar erros e fraquezas;

7. Demonstre interesse

Mostre-se disposto, curioso, com vontade de aprender e crescer. Coloque tudo isso em prática na próxima entrevista de emprego e, independentemente do resultado, tenha em mente que este será só um dos momentos de sua vida profissional. “Ele não define quem você é, nem do que você é capaz”, diz Jaqueline. “A melhor vaga para você aparecerá, cedo ou tarde”.

Veja também: Teste de Âncoras de carreira

Dica extra: esteja preparado para falar sobre salários

É comum que o entrevistador queira saber qual é a sua pretensão salarial e, para que você consiga se sair bem na resposta, deverá ter em mente o seu salário desejado. Mas afinal, como definir isso?

Para definir uma margem, você pode se basear no Guia Salarial da Robert Half, que é um estudo de mercado com as médias salariais para 9 áreas de atuação. Confira como está a valorização do salário de profissionais como você no mercado!

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.