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Fortalecer suas habilidades de liderança pode ajudar a prepará-lo e posicioná-lo para funções que carregam mais responsabilidade e influência em sua organização e indústria do que você pode ter hoje. Mas mesmo que o seu objetivo não seja trabalhar no nível gerencial ou tornar-se um diretor financeiro um dia, habilidades de liderança empresarial bem honradas ainda podem beneficiar sua carreira contábil e financeira.

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​Quando você possui sólidas habilidades de liderança, você pode trabalhar com mais confiança no seu trabalho e ser mais eficaz como membro da equipe em projetos. Ser um bom líder em qualquer capacidade no local de trabalho permite a você ganhar ainda mais confiança e respeito de seu chefe e colegas. E quando surgem oportunidades de carreira que lhe interessam, ter uma reputação como um bom líder pode ajudar a colocá-lo na lista restrita para consideração.

Portanto, pode valer bem a pena investir no crescimento dessas habilidades. Aqui estão oito estratégias simples que podem ajudar você a iniciar o processo de construção e melhoria de suas habilidades de liderança empresarial:

Procure modelos na sua organização

O estilo de liderança que você desenvolve será único para você, é claro, mas também será informado por traços e qualidades que você admira em outros líderes.

Como um ponto de partida para sua "pesquisa" sobre o que faz um bom líder, observe as pessoas em sua organização cujas habilidades de liderança você admira. Como eles interagem com os funcionários? Eles são colaborativos, incluindo os funcionários na tomada de decisões? Eles são mais pesados na orientação, dando instruções específicas? Ou eles praticam um tipo de liderança mais informal, permitindo que a equipe tenha espaço para tomar decisões?

O mais importante, o que você gosta sobre a abordagem de gerenciamento deles que você gostaria de imitar?

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Expandir sua visão

Além de avaliar qualidades admiráveis nos líderes de sua empresa, considere os atributos de grandes líderes em outros lugares de sua indústria. Além disso, olhe para aqueles fora da sua indústria ou em qualquer outro lugar do mundo dos negócios para ajudá-lo a formar um quadro mais completo do que você considera ser habilidades de liderança de destaque.

Encontre ou torne-se um mentor

Você provavelmente aprenderá rapidamente ao observar outros líderes que os grandes não voam sozinhos. Eles têm mentores e levam tempo para compartilhar aprendizados e fornecer orientação aos outros.

Mesmo que você chegue ao topo de sua profissão, os mentores ainda são valiosos para ajudá-lo a entender o que você está fazendo bem como um líder emergente e onde você pode melhorar. No entanto, você não deve esperar que um mentor o encontre. Identificar o mentor certo e pedir-lhes para trabalhar com você requer algum planejamento e possivelmente sair de sua zona de conforto.

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Fortaleça suas habilidades de soft skills

Habilidades não-técnicas, também comumente referidas como soft skills, incluindo comunicação, adaptabilidade e capacidade de decisão, são fundamentais para os líderes. Isso sempre foi verdade, mas é ainda mais em um mundo de expansão, trabalho remoto e colaboração digital. O foco em suas habilidades de comunicação verbal, escrita e digital irá ajudá-lo a trabalhar em conjunto e transmitir sua visão aos outros de forma mais eficaz.

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Abrace o aprendizado contínuo

Procure oportunidades de desenvolvimento profissional, tais como seminários, aulas online e programas de treinamento para refinar suas habilidades de liderança empresarial. Sua empresa pode estar disposta a fornecer apoio financeiro para parte desse aprendizado, portanto não deixe de perguntar se essa opção existe.

Se sua empresa não pode contribuir para a sua educação, considere pagar por treinamento, pois será um investimento sólido em sua carreira. Formas ainda mais curtas de educação contínua, como webinars, podcasts e livros sobre negócios e liderança, podem fornecer uma visão valiosa e expor você a perspectivas esclarecedoras que você pode não ter considerado anteriormente.

Buscar feedback proativamente

As críticas construtivas e conselhos de colegas, gerentes e mentores o ajudarão a crescer como profissional e a construir habilidades de liderança mais fortes. Muitas vezes, uma opinião objetiva permitirá que você veja uma visão de si mesmo que você não tinha antes.

Colegas e gerentes podem ajudar você a identificar seus pontos fortes e fracos e encorajá-lo a construir sobre ambos. Tirar proveito de seus contatos profissionais para este tipo de feedback também o ajudará a construir confiança e credibilidade, que são características essenciais de liderança. 

Fique por dentro (e compartilhe conhecimento, também)

Estar informado sobre as últimas tendências comerciais e adicionar sua voz às discussões sobre esses tópicos pode ajudá-lo a ser visto como um líder de pensamento em sua empresa e na profissão financeira.

A identificação de recursos para informações confiáveis é essencial para este tipo de crescimento. Procure blogs populares de liderança, boletins da indústria e fontes de desenvolvimento comercial e econômico para expandir seu conhecimento e reunir diferentes pontos de vista.

Quando você encontrar artigos relevantes, compartilhe-os com seus colegas; fazer isso tem o duplo benefício de estabelecer você como um recurso para seus contatos e destacar sua experiência no setor.

Cultive sua rede profissional

Os líderes mais bem sucedidos mantêm uma rede profissional ativa e extensa. Você pode começar a expandir sua própria base de contatos, ampliando seus horizontes dentro de sua própria empresa.

Não ignore o valor das mídias sociais, incluindo sites como o LinkedIn. A empresa trabalha para construir suas conexões, tanto dentro como fora de sua organização, tendo em mente o valor das atividades de networking presenciais. Seja presencial ou virtual, cultive relacionamentos para garantir que sua rede de contatos cresça profunda e amplamente à medida que você continua a crescer suas habilidades de liderança empresarial ao longo do tempo.

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