Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Existem algumas competências que todo profissional deve ter hoje em dia, independentemente do tipo de carreira que deseja seguir. O problema é que muita gente apenas descobre isso quando essas qualidades faltam em algum momento da vida profissional – em geral, quando quer ser promovido ou está participando de um processo de seleção.

Mas quais são as competências mais importantes para um profissional ter atualmente? São características que impactam o desempenho de todo líder e devem ser exercitadas diariamente. Continue a leitura para ver o que são as competências profissionais e quais são!

O que são competências profissionais?

A competência profissional é a soma de conhecimentos e habilidades que um colaborador, líder ou gestor agrega à empresa. Podemos fazer uma analogia: se uma pessoa sabe dirigir um carro, ela tem essa competência.

Contudo, para isso, ela precisou desenvolver várias habilidades, como trocar marcha, controlar a embreagem, entre outros. Isto é, a competência é o todo, e as habilidades são as partes necessárias para que o objetivo seja atingido.

O mercado de trabalho busca nos profissionais determinadas competências comportamentais que visam a atender as necessidades empresariais. Quem demonstra aptidão tem mais chance de conseguir um emprego.

Por essa razão e devido à intensa competitividade do mercado, não basta dominar as habilidades técnicas para ocupar uma vaga em uma organização, é necessário apresentar as competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas. 

Quais são as principais competências?

Autoeficácia

Autoeficácia é o modo como julgamos nossa própria capacidade de assumir desafios. Por isso, é fundamental ter confiança em si mesmo, despender o esforço necessário para ser bem-sucedido em tarefas desafiadoras e conquistar os objetivos estabelecidos. Portanto, é imprescindível conseguir lidar de modo satisfatório e otimista, mesmo diante de situações mais complexas.

Autodeterminação

Autodeterminação é a capacidade de assumir responsabilidades e tomar decisões com autonomia. O líder com um alto nível de autodeterminação tende a ser uma pessoa intrinsecamente motivada e mais comprometida com os resultados. Para isso, é importante ter motivação e comprometimento com a sua função, visando a alcançar o bem-estar e o crescimento individual e coletivo.

Resiliência

Uma pessoa resiliente é capaz de se recuperar das adversidades, do fracasso e de eventos negativos o mais rápido possível. O líder mais resiliente tem mais flexibilidade psicológica para se adaptar a mudanças e lidar com imprevistos. Ela é importante para que o profissional não se renda ao fracasso e, ao invés de pensar no problema, seja propositivo, visando às possíveis soluções para os empecilhos.

Perspectiva otimista

​Otimismo é a forma de enxergar a vida por uma perspectiva mais positiva. Independentemente dos problemas apresentados, um líder mais otimista acredita que sempre existirá uma alternativa para resolvê-los. Assim, é possível motivar e engajar um grupo, aumentando não apenas a produtividade, mas também a qualidade dos resultados.

Inteligência social

A inteligência social é uma competência cada vez mais importante para o mercado de trabalho. Afinal, o clima organizacional positivo é um aspecto primordial para o ambiente da empresa e só pode ser conseguido por meio da harmonia entre seus colaboradores.

A inteligência social é a capacidade de se adequar a diferentes pessoas e situações sociais. Um profissional “camaleão” na comunicação tem facilidade de se adaptar a diferentes estilos de linguagem, gerando empatia, facilitando relacionamentos interpessoais e ampliando o poder de cooperação e realização.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é a capacidade que todos os membros de um grupo têm de se empenhar por um objetivo em comum. É nesse contexto que o trabalho do líder faz-se tão importante, pois ele deve ser inspirador, exercer uma influência positiva e mediar o caminho que os colaboradores devem seguir até alcançar suas metas. É assim que uma empresa conseguirá: 

  • promover a integração de pessoas em uma equipe;
  • ter resultados mais rápidos;
  • trabalhar as habilidades sociais;
  • intensificar o sentimento de pertencimento e igualdade;
  • promover a horizontalidade do trabalho entre os diferentes cargos.

Relacionamento interpessoal

Promover relacionamentos interpessoais positivos em uma empresa é primordial, pois é por meio dessa competência que os profissionais aprenderão a desenvolver as seguintes habilidades: 

  • escutar ativamente;
  • ter e propagar atitudes positivas;
  • ser respeitosos;
  • lidar com a diversidade
  • aprender a fazer e a receber críticas;
  • reconhecer os erros;
  • estabelecer limites.

Todos esses aspectos contribuem para que os colaboradores construam um relacionamento interpessoal que priorize o aprendizado e as soluções, ao invés de criar discussões ou debates que não geram bons resultados e mancham o clima organizacional.

Criatividade

A criatividade é a junção das habilidades de criar e transformar. Para uma empresa, um funcionário criativo é fundamental, pois ele:

  • motiva os colaboradores;
  • traz novas ideias;
  • apresenta diferentes perspectivas;
  • é muito empenhado;
  • traz vivacidade para o ambiente de trabalho. 

A criatividade tira os colaboradores da zona de conforto e foge dos modelos prontos, ao apontar novas alternativas para criar modelos.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma marca da segunda década do século XXI. Afinal, se trabalhamos a partir de metas, qual a necessidade de mantermos os horários rígidos de trabalho? Sendo assim, há diversas formas de flexibilizar a execução do trabalho, seja por meio de horários mais ajustáveis, seja por meio do regime híbrido – isto é, mesclar o presencial com o home office. 

As vantagens seriam muitas, tanto para empresa, quanto para o colaborador. A empresa teria menores gastos com aluguel, internet, luz, recepção, entre outros. E o colaborador se sentiria mais satisfeito por ter um horário de trabalho adaptável às necessidades da família e reduziria gastos com transporte, alimentação fora de casa e variados custos que morar em uma cidade grande pode trazer.

Notou como conhecer as competências que todo profissional deve ter pode ajudá-lo a aperfeiçoar o seu currículo e encontrar emprego com mais facilidade, mesmo em um mercado de trabalho tão competitivo? Então, aproveite a oportunidade e veja quais são seus pontos fortes e fracos e comece desde já a desenvolver as competências que você pode aperfeiçoar!

Gostou do conteúdo? Então, se você tem uma experiência para compartilhar sobre o assunto, deixe o seu comentário!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.