5 competências que todo profissional deve ter

Quais as competências de um líder

Por Adriana Fonseca

Existem algumas competências que todo profissional deve ter hoje em dia, independentemente no tipo de carreira que deseja seguir. Só que muita gente só descobre isso quando essas qualidades faltam em algum momento da vida profissional – em geral, quando quer ser promovido ou está participando de um processo de seleção.

Pedimos ao coach especialista em alta performance e palestrante André Franco que listasse quais as competências mais importantes para um profissional ter atualmente. São características que impactam o desempenho de todo líder – “e deveriam ser exercitadas diariamente”, diz Franco. Veja quais são.

AUTOEFICÁCIA
É o modo como julgamos nossa própria capacidade para assumir desafios. Ter confiança e despender o esforço necessário para ser bem-sucedido em tarefas desafiadoras e conquistar objetivos estabelecidos.

AUTODETERMINAÇÃO
É a capacidade de assumir responsabilidades e tomar decisões com autonomia. O líder com um alto nível de autodeterminação tende a ser, também, uma pessoa intrinsecamente motivada e mais comprometida com os resultados.

RESILIÊNCIA
É a capacidade de recuperar-se de adversidades, do fracasso e de eventos negativos o mais rápido possível. O líder mais resiliente tem mais flexibilidade psicológica para adaptar-se a mudanças e lidar com imprevistos.

PERSPECTIVA OTIMISTA
​Otimismo é a forma de enxergar a vida por uma perspectiva mais positiva. Independentemente dos problemas apresentados, um líder mais otimista acredita que sempre existirá uma alternativa para resolvê-los.

INTELIGÊNCIA SOCIAL
Capacidade para adequar-se a diferentes pessoas e situações sociais. Um profissional “camaleão” na comunicação tem facilidade de se adaptar a diferentes estilos de linguagem, gerando empatia e facilitando relacionamentos interpessoais ampliando o poder de cooperação e realização.

Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita seus textos em seu aconchegante home office.

Veja também: Pesquisa Salarial

Compartilhar essa página