Por Adriana Fonseca

O sonho de praticamente todo profissional é crescer na carreira, conquistar cargos com mais responsabilidade e salários melhores. 

Mas, para chegar lá, é preciso se desenvolver e também observar as expectativas do mercado de trabalho para os próximos seis meses. Isso significa saber identificar as competências que você ainda não tem e são necessárias para ganhar a tão sonhada promoção.

Só que identificar essas competências nem sempre é algo fácil. Por isso pedimos ao coach de carreira e sócio da Ycoach Felipe Maluf que listasse algumas dicas que vão ajudá-lo nessa missão. Ele só faz um alerta: “Vale lembrar que o que funciona para alguns pode não funcionar para outros.” Vamos às dicas.

1) Confira as competências requeridas

Você sabe quais são as competências requeridas e essenciais no seu mercado de atuação? Listas gerais de competências que levam ao sucesso não respeitam as peculiaridades de cada mercado ou função. Assim, o profissional precisa avaliar e entender principalmente o seu mundo.

2) Preste atenção em exemplos que já alcançaram o sucesso

Observe atentamente quem chegou lá antes de você. Inúmeros aprendizados podem ser retirados de uma simples observação sem julgamento.

3) Melhore os pontos que você precisa

Aceite de uma vez por todas os pontos negativos que vieram à tona no seu feedback e, principalmente, mexa-se para alterar esse cenário. Ninguém é bom em tudo.

4) Peça feedbacks sobre seu trabalho

Peça retorno sobre seu trabalho para pessoas que não necessariamente deveriam fazer isso. Parceiros, fornecedores e pares de trabalho podem te ajudar nesse processo. Geralmente temos receio de pedir e receber um não ou de incomodar. O não você já possui, sempre.

ENVIE SEU CURRÍCULO

5) Aposte em suas qualidades

Aposte suas fichas no que você é muito bom naturalmente. Mais fácil do que mudar o que não funciona é potencializar o que já traz resultado. Sempre podemos melhorar, em todos os lados da vida e da carreira.

6) Aceite a mudança

Por fim, Maluf diz que se você ainda não chegou onde sonha estar é porque alguma coisa está faltando. “A mudança é uma porta que só se abre por dentro”, enfatiza.

Que tal arregaçar as mangas e conquistar o emprego que você realmente deseja? Confira a previsão do mercado de trabalho para os próximos meses ao baixar o Índice de Confiança Robert Half.

Adriana Fonseca é jornalista, tem mais de dez anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Faça download do Índice de Confiança Robert Half

O ICRH vai monitorar o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

BAIXAR O ICRH