Contratação equivocada reflete negativamente na produtividade da empresa

10 de janeiro 2017

Consultores da Robert Half listam 10 etapas essenciais de um recrutamento eficiente

Perda de produtividade é o principal impacto de uma contratação equivocada nos negócios da empresa, conforme apontou 51% dos 100 diretores de RH entrevistados pela Robert Half. De acordo com especialistas da companhia, ao fazer um retrospecto, os gestores que se decepcionam com o desempenho dos colaboradores diagnosticam que não deram a devida atenção ao processo seletivo.

O resultado aponta a necessidade de entender o recrutamento como uma ação estratégica para os negócios da companhia e, por essa razão, demanda dedicação e visão de longo prazo, para garantir a identificação e retenção dos melhores profissionais já na sala de entrevista. Se considerarmos o atual período de grande concentração de candidatos no mercado, a atenção deve ser redobrada, tendo em vista que quantidade e qualidade nem sempre caminham juntas.

Ciente deste cenário, os consultores da Robert Half produziram um check list com 10 passos essenciais para otimizar o processo de recrutamento. A tarefa não é fácil, mas com algumas orientações, é possível ter mais sucesso na busca pelo candidato qualificado.

1) Defina o modelo de contratação - É fundamental entender qual modelo de contratação é mais adequado para a necessidade da sua empresa. Nem todas as posições demandam um profissional com dedicação exclusiva em tempo integral. Em alguns casos, quando o projeto tem data para terminar, uma contratação temporária pode ser mais indicada.

2) Faça um bom job description - Enumere todas as atividades que esse novo profissional irá desempenhar dentro da empresa, para quem ele irá responder e quais serão as habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos necessários para desempenhar bem a função. Este alinhamento é muito importante, pois influencia diretamente na retenção em longo prazo. Por exemplo, exigir inglês fluente para uma posição que não utilizará o idioma frequentemente poderá frustrar o profissional.

3) Defina um pacote de remuneração competitivo - Apesar de o mercado apresentar uma estabilidade em termos salariais, é preciso uma proposta de salário justa compatível com a posição e senioridade do cargo. Para entender o comportamento dos salários, consulte estudos de valores praticados pelo mercado, como o Guia Salarial 2017 da Robert Half. Também deixe alguma margem de manobra para uma eventual negociação.

4) Otimize as etapas do processo de recrutamento - Se o processo de seleção for muito longo, você pode perder um bom candidato para a concorrência. Dessa forma, otimize as entrevistas pessoais convidando mais de um entrevistador por etapa. Entrevistas por videoconferência também são muito utilizadas para evitar deslocamentos desnecessários e economiza tempo de todos os envolvidos.

5) Cheque as referências - Conversar com pessoas que já trabalharam com o candidato é essencial. Nesse contato, além de ampliar o networking você poderá confirmar as informações passadas pelo futuro funcionário e aprofundar detalhes que não tenham ficado claro nas entrevistas.

6) Estabeleça critérios - Tenha clareza dos critérios para aprovação e reprovação de um candidato durante o processo seletivo. Eles também serão cruciais para a tomada de decisão final.

7) Tenha a certeza da melhor escolha - Para ter certeza de que realizou a melhor escolha, recorra a uma consultoria de recrutamento especializado, principalmente em posições-chave. Esses profissionais têm um vasto banco de dados e acesso a candidatos que não estão atentos às oportunidades.

8) Seja ágil - Não demore a fazer a oferta final. Um bom profissional é disputado pelo mercado e seu concorrente pode ser mais veloz que você.

9) Oriente o futuro funcionário - Feita a escolha, oriente corretamente sobre a maneira que o profissional deve se desligar da atual empresa, caso esteja trabalhando. Vale, inclusive, orientá-lo sobre os prós e contras de uma possível contraproposta.

10) Defina a data de início - Por fim, acorde com o profissional uma data de início, que não o deixe esperando demais ou o permita aceitar uma contraproposta.

Sobre a Robert Half

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2016, a Robert Half foi novamente eleita uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 17 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Contato equipe de comunicação - clique aqui

Compartilhar essa página