Contraproposta:a vilã de novas oportunidades

Consultores da Robert Half listam pontos de reflexão para empresa e profissionais

Duas situações fazem com que uma pessoa considere trocar de emprego. De acordo com especialistas da Robert Half, a primeira diz respeito a um pacote de insatisfações, que tende a envolver o relacionamento com gestor direto, pares, clima e cultura da empresa, localização física da companhia ou remuneração. No segundo caso, o profissional pode estar confortável no emprego atual e, sem programar, surgir uma oportunidade que desperte interesse pelo desafio e/ou benefícios oferecidos.

Nos dois casos, a recomendação é que o profissional não se guie apenas por questões financeiras, procurando considerar benefícios no médio e longo prazo. Do ponto de vista do empregador, a orientação é não impedir que o colaborador siga o rumo escolhido e aproveitar a oportunidade para reavaliar os planos de atração e retenção da empresa, enquanto mapeia novos talentos do time ou ainda aqueles com potencial e que necessitam de um pouco mais de atenção para desenvolver habilidades diferenciadas.

Na Robert Half, os consultores são unânimes em afirmar que a contraproposta não é a melhor escolha quando o profissional decide pedir demissão A orientação é que tanto a empresa quanto o colaborador reflitam sobre alguns pontos importantes antes de considerar uma renegociação salarial:

PARA AS EMPRESAS

  • Contraproposta é somente uma alternativa emergencial de retenção.
  • É importante valorizar o colaborador que se pretende reter enquanto ele está na função e não apenas quando ele pede demissão.
  • Em geral, insatisfação salarial não é o único motivo que leva um colaborador a buscar outra oportunidade.
  • Aumento salarial pode até motivar temporariamente, mas é possível que a insatisfação retorne, levando o profissional a recomeçar a busca por oportunidades.
  • O clima da equipe jamais será o mesmo. As pessoas podem acreditar que, não importa o bom trabalho que façam, é preciso uma ameaça de demissão para serem reconhecidas.
  • A relação de confiança com o funcionário tende a ficar abalada.
  • Dar um aumento ao profissional não garante que ele traga melhores resultados.

PARA OS PROFISSIONAIS

  • Se o benefício financeiro veio apenas porque você foi sondado pelo mercado, é possível que não seja da cultura da empresa levar em conta critérios como o alcance de metas e a produtividade.
  • Se o pedido de demissão não foi motivado apenas por questões financeiras, a tendência é que mesmo a remuneração maior não amenize as demais insatisfações.
  • As contrapropostas costumam afetar a reputação profissional, tanto com o empregador atual quanto com o potencial.
  • O profissional que aceita a contraproposta poder ser rotulado como não aderente aos valores da empresa, estando preocupado apenas com sua remuneração.
  • Se for preciso fazer cortes, quem aceitou a contraproposta provavelmente será considerado na lista.
  • Aceitar uma contraproposta não significa criar uma oportunidade e sim perder outra.

Estar atualizado quanto as tendências do mercado de trabalho é sempre uma alternativa interessante para a tomada de decisões, seja para quem deseja se movimentar na carreira ou para gestores interessados em manter um time engajado. Na edição de 2017 do Guia Salarial da Robert Half, empresas e profissionais encontram informações sobre perspectivas para oito áreas. O estudo está disponível para download gratuito no site da empresa.

Sobre a Robert Half

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2016, a Robert Half foi novamente eleita uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 17 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Contato equipe de comunicação - clique aqui