É sempre emocionante começar um trabalho quando seu primeiro dia é no escritório rodeado pelos novos colegas. Mas o que acontece quando você começa em uma nova empresa de forma remota, algo que se tornou mais comum nos últimos tempos?

Sentado sozinho em seu home office, obter respostas até para as perguntas básicas pode ser lento. E configurar dispositivos tecnológicos adequadamente é outro desafio. E como conhecer todas as novas pessoas com quem você trabalha?

Para ajudar você a se sentir menos isolado e entrar com o pé direito na nova função remota, separamos algumas sugestões:

Antes do primeiro dia

Revise todos os materiais da empresa. Algumas empresas ainda estão fornecendo uma experiência de integração para novos colaboradores, embora online, mas ainda existem aquelas que não oferecem. De qualquer forma, é importante perguntar sobre documentos, links e vídeos que a empresa possui, que possam fornecer uma visão geral das políticas, código de conduta e melhores práticas da empresa. À medida que se familiarizar com eles, poderá entender melhor a cultura organizacional. Se houver muita coisa e você perceber que não vai conseguir passar por tudo antes do primeiro dia, peça ao seu novo supervisor uma orientação sobre quais partes priorizar. Além disso, caso você fique confuso com alguma coisa, faça uma lista de perguntas e apresente-a no momento adequado durante as reuniões de check-in com seu gestor.

Verifique sua tecnologia. Se o seu novo empregador enviar algum equipamento, cheque imediatamente e garanta que tudo esteja funcionando corretamente. Se algo estiver errado, peça ao seu gestor por um suporte de TI e acompanhe o processo. O profissional de TI também pode fornecer instruções sobre a configuração correta dos equipamentos, caso você esteja utilizando seus próprios dispositivos. Além do e-mail, não se esqueça de perguntar sobre compartilhamento de arquivos, colaboração on-line e qualquer outra coisa que você possa precisar para interagir remotamente com sua nova equipe.

Do primeiro dia em diante

Reúna-se com seu gestor frequentemente. É provável que os supervisores desejem se reunir com os novos contratados diariamente nos primeiros dias. Entretanto, se esse não for o caso, atualize proativamente seu gestor sobre o que você está trabalhando todos os dias. Dessa forma, além de tirar dúvidas, você garante que está no caminho certo.

Crie um vínculo com sua nova equipe. Obviamente é mais difícil estabelecer relações de trabalho com novos colegas sendo um colaborador remoto. Quando você tiver alguma dúvida ou quiser algum conselho, envie um e-mail lembrando ao destinatário que você é o "novato" e tem uma pergunta. Você também pode começar uma conversa através da troca de e-mails. Isso ajudará a criar laços e facilitará sua integração em uma nova organização. Usando ferramentas de vídeo chamada, você pode até fazer um bate-papo com seus novos colegas de trabalho – se eles estiverem confortáveis ​​com isso. Além do trabalho, também é saudável estabelecer conexões pessoais nos primeiros dias e semanas. Se seus colegas postarem fotos de seus animais de estimação em redes comuns, por exemplo, compartilhe algumas fotos suas também. Se você descobrir que tem interesses em comum com alguém, traga esses tópicos em uma conversa separada ou compartilhe artigos ou pensamentos que possam desencadear uma conversa.

Descubra preferências individuais. Observe como seu novo gestor e colegas de trabalho gostam de interagir. Algumas pessoas preferem o telefone, enquanto outras preferem e-mail ou mensagens instantâneas. Quanto mais cedo você descobrir como as pessoas gostam de se conectar, mais rápido estabelecerá um bom relacionamento com elas. Se você não sabe, pergunte! A maioria das pessoas ficará feliz em compartilhar.

Crie estrutura e limites. Estabeleça limites entre seu trabalho e sua vida doméstica. Se o seu gestor não sugeriu um horário de trabalho específico para você, selecione alguns e pergunte se o seu plano é viável para o supervisor e colegas. Tente manter essas mesmas horas todos os dias e caso você seja forçado a abrir uma exceção em determinado dia, compartilhe com as outras pessoas o mais cedo possível.

Como remotamente é mais difícil dar um sinal definitivo de que o dia de trabalho terminou, é muito fácil deixar as horas de trabalho passarem para o tempo pessoal. Também é tentador, como colaborador remoto, estender seus dias úteis para acomodar todas as solicitações, especialmente ao tentar provar a si mesmo em uma nova função na qual você não é visto pessoalmente. Parte disso é compreensível, mas tome cuidado para não se cansar. E resista ao desejo de enviar e-mails se você estiver trabalhando até altas horas da noite.

Verifique seu progresso. Quando você falar com seu supervisor, peça um feedback. Como você se saiu durante sua primeira semana? Existem maneiras de melhorar sua comunicação a distância? É importante obter esse tipo de medidor ao começar em uma nova posição, especialmente uma remota, para garantir que você esteja no caminho certo. Além de demonstrar que você está aberto a críticas construtivas - uma qualidade importante em qualquer colaborador.

Iniciar um novo trabalho de maneira remota pode ser algo novo para muita gente. Essas dicas podem ajudá-lo a estabelecer conexões autênticas com seu novo gestor e colegas de trabalho e fazer com que você se sinta parte da equipe, mesmo que nem todos estejam no mesmo escritório.

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