Por Fernando Mantovani

Quantas vezes, em uma entrevista de emprego, você questionou o empregador sobre a saúde financeira da companhia, o nível de satisfação dos clientes e dos colaboradores ou algum outro aspecto que só é visível para quem está da porta para dentro? Se a resposta foi “nenhuma”, aconselho você a reavaliar sua postura quando encarar um novo processo seletivo.

CONFIRA NOSSAS DIVISÕES DE RECRUTAMENTO

Sempre defendo que todo passo na carreira deve ser planejado, deve ter um sentido. E, isso inclui entrevistar o entrevistador. Pouquíssimos candidatos fazem isso. Mas, essa atitude minimiza as chances de você passar pela seguinte sequência de acontecimentos: sair do bate-papo com dúvidas; supor informações que não foram ditas e nem questionadas; descobrir que não tem aderência ao cargo; e se frustrar antes do término do período de experiência.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Dessa forma, antes de ir para a entrevista de emprego, estude. Navegue pelo site e redes sociais da empresa, converse com pessoas e busque informações na imprensa sobre a companhia e o setor. Ao final da conversa, é possível que o recrutador abra espaço para os seus questionamentos. Mas, se ele se esquecer de fazer isso, não tenha receio de pedir a palavra.

Aqui vão algumas sugestões de perguntas para fazer ao recrutador:

  1. O que você espera de mim à frente do cargo?
  2. Quais são os principais desafios que vou enfrentar nesta posição?
  3. Qual é o perfil do meu gestor e da equipe?
  4. Por que esta vaga está aberta? O que houve com a pessoa que a ocupava?
  5. Qual é o maior desafio da companhia, dentro do mercado de atuação?
  6. Como você imagina que a empresa estará daqui a cinco anos?
  7. Vocês investem em ações de treinamento e desenvolvimento dos profissionais?
  8. Em geral, como é o ambiente de trabalho?
  9. O que te motiva a trabalhar aqui?
  10. Qual é a principal característica comportamental que preciso ter para trabalhar aqui?

Ao abordar o recrutador com as perguntas certas, você demonstra preparo para a entrevista e interesse pela vaga, pontos que valem tanto quanto as certificações do currículo. Além disso, suas chances de fazer uma escolha mais segura e assertiva aumentam consideravelmente.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.