Optar por um salário menor pode ser uma escolha estratégica.Um bom salário pode não ser tudo na vida. Na busca por um novo emprego, às vezes vale a pena considerar uma oportunidade mesmo que a vaga não tenha a remuneração dos sonhos. É preciso levar em conta também o salário não financeiro.

Abaixo, algumas situações em que pode ser interessante considerar um novo emprego mesmo que, a princípio, o salário não seja dos mais atraentes.

1. Benefícios incríveis

Quando a empresa oferece uma série de “extras”, como almoço gratuito diariamente, ambiente descontraído com sala de jogos, academia de ginástica no escritório ou creche no mesmo prédio do trabalho, pode valer a pena considerar a vaga, dependendo das suas necessidades.

2. Participação nos lucros

Startups fazem muito isso. A empresa está começando, não consegue pagar salários muito altos aos seus executivos, mas oferece uma contrapartida: o funcionário ganha mais sempre que a empresa atingir suas metas e tiver lucro. Pode ser interessante se você tem o perfil certo para um negócio em fase inicial.

3. Flexibilidade

Se para você poder fazer home office e entrar e sair do escritório em um horário diferente a cada dia é importante, a empresa que oferece flexibilidade na jornada deveria ser considerada, mesmo que não tenha os melhores salários do mercado. Por uma simples razão: dificilmente você se sentirá feliz no trabalho – mesmo com uma boa remuneração – se ficar preso a horários não tem a ver com você.

4. Localização

m uma grande cidade, pode-se levar mais de uma hora no deslocamento casa-trabalho. Um escritório próximo ao local onde você mora, que permita chegar a pé ou de bicicleta pode ser o melhor dos benefícios para algumas pessoas.

5. Crescimento profissional

Às vezes, um passo atrás no salário ou uma remuneração aquém da ideal também pode valer a pena se a empresa tem um bom plano de desenvolvimento de carreira. Se é nessa empresa que você quer estar pelos próximos anos, ganhar menos agora pode significar um futuro promissor. O que queremos mostrar é que a escolha de um novo emprego não deve levar em conta apenas o salário. A remuneração deve ser apenas um dos fatores que pesam na sua decisão. O importante é você ter claro quais são as suas prioridades e onde você quer chegar com a sua carreira. A partir daí fica fácil fazer as próximas escolhas.

Robert Half Guia Salarial

Na décima edição do Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.