Quando uma empresa se encontra em algum tipo de transição ou o período exige mudanças e adaptações, as fofocas tendem a correr desenfreadas pelo escritório. E antes que você possa montar bom um plano de comunicação, a história já mudou diversas vezes. Por isso, é de extrema importância que o tema seja discutido o quanto antes quando uma empresa está prestes a sofrer uma interrupção – seja ela positiva ou negativa. E não deve ser apenas uma única proposta para todos da equipe, pois cada colaborador é diferente e pode visualizar as mudanças de várias maneiras.

Abaixo separamos algumas táticas que os gerentes podem empregar para ajudar seus funcionários não apenas a entender a mudança e os motivos, mas também como eles podem contribuir e se beneficiar dela:

Comunicar, comunicar, comunicar

Essa sempre deve ser a prioridade número um. Envolva os funcionários assim que as metas e as prioridades mudarem. Além disso, não tenha medo de pedir informações sobre as atuais circunstâncias, quanto mais você se inteirar sobre a situação, melhor. E mesmo se não tiver todos os detalhes, compartilhe o máximo possível de informações que possam ser úteis para sua equipe.

Seja transparente

Os funcionários entenderão o seu tom. Se você não for honesto com eles, eles perceberão. Explique a eles o que a mudança implicará, o que será esperado da equipe como um todo e como indivíduos. Se a mudança tiver como objetivo levar coisas boas para sua equipe, certifique-se de que eles saibam disso com antecedência. Isso os ajudará a se sentir mais valorizados e aceitos.

Foco no sucesso

Todos desempenham um papel para tornar a mudança bem-sucedida. É um trabalho de equipe. Como gestor e líder, não hesite em comemorar as vitórias ao longo do caminho.

Continue se comunicando

Pode parecer redundante, mas realmente é a chave para se adaptar a situação. Depois que uma grande mudança estiver em andamento - seja uma fusão, aquisição, ou uma situação adversa como a que vivemos atualmente -, é provável que você precisará iniciar um novo capítulo de comunicação com seus funcionários. Oferecer treinamento ou trazer um suporte extra pode ser necessário e, neste caso, também deverá ser comunicado. Como gestor, é importante tratar cada mudança com uma abordagem proativa, cautelosa e estratégica. Isso tornará o restante bem mais fácil de lidar.

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