Na busca por uma organização interna cada vez mais saudável, é fundamental dedicar tempo e esforços à sua gestão de benefícios. Esse processo garantirá uma maior satisfação de suas equipes, o que gera reflexos altamente positivos para a sua empresa. Os benefícios são um recurso que a empresa tem para devolver valor aos seus funcionários. Ou seja, é parte da relação de duas vias com as suas equipes para mantê-las satisfeitas e produtivas. Tudo isso contribui para que a sua posição no mercado seja a mais eficaz possível.

No entanto, esse é um trabalho que requer a adoção de boas práticas. Afinal, erros na gestão de benefícios podem prejudicar a sua relação com as suas equipes e a qualidade do trabalho que elas geram para a sua organização. Então, é necessário saber de quais formas implantar uma boa gestão de benefícios em sua empresa, além de entender quais indicadores de qualidade monitorar.

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De acordo com segunda edição da pesquisa Benefícios pré e pós Covid-19: o que mudou?, realizada pela Robert Half, 63,8% dos participantes acreditam que a empresa onde trabalham fez uma boa gestão de benefícios durante a pandemia.

O que é gestão de benefícios e para que ela serve?

Em termos simples, a gestão de benefícios nada mais é do que o processo de avaliar, contratar e ajustar os benefícios oferecidos aos funcionários de uma empresa. Esse trabalho tem como principal objetivo garantir a qualidade deles e a satisfação das equipes.

No entanto, é necessário lembrar que esse trabalho deve ser realizado tendo em mente o equilíbrio com as finanças e os objetivos da empresa. Esse trabalho requer a análise detalhada de cada opção e a contratação de fornecedores adequados para cada necessidade.

Uma boa gestão de benefícios tende a trazer diversas vantagens para organizações de quaisquer áreas de atuação. Afinal, é algo essencial para a boa relação com as equipes e a motivação dessas pessoas. Naturalmente, tudo isso tende a impactar positivamente na qualidade do trabalho.

Por que a gestão de benefícios é tão importante?

A gestão de benefícios precisa estar entre as suas prioridades, já que é de vital importância para diferentes aspectos do funcionamento da sua empresa. Ou seja, ela não só impacta a vida dos seus colaboradores, como também a sua própria capacidade de se desenvolver no mercado.

Conheça, a seguir, os principais pontos que reforçam a importância da gestão de benefícios em sua empresa.

Retenção de talentos

Uma empresa com problemas relacionados aos seus benefícios dificilmente consegue reter seus talentos. Afinal, os profissionais acabam percebendo que não há valor em continuar naquela organização e partem para outra assim que têm uma oportunidade. Concentre-se em implementar uma boa gestão de benefícios para garantir que a sua empresa sempre mantenha os melhores profissionais.

Fortalecimento da sua imagem

Ser uma empresa com boa imagem no mercado é algo valioso não só para conquistar novos clientes como também para atrair novos talentos. Esse é o conceito de ser vista como um bom local para trabalhar em seu segmento. Assim, cada vez mais pessoas desejarão integrar o seu quadro de colaboradores. Isso permitirá que você conte com cada vez mais talentos valiosos para os seus objetivos.

Maior produtividade

A gestão de benefícios também ajuda você a aumentar a satisfação das suas equipes na relação delas com a empresa. Um dos reflexos diretos disso é o aumento de produtividade, que é impulsionado pela motivação extra. Ou seja, ao colocar a gestão de benefícios entre as suas prioridades, a eficiência das suas equipes tende a aumentar como resultado disso.

Organização das finanças

Uma boa gestão de benefícios também possibilita que as suas contas fiquem mais organizadas. Afinal, esse trabalho envolve o cuidado com as particularidades de cada serviço e a facilidade oferecida aos profissionais, o que pode também ser fonte de prejuízos. Um bom trabalho de gestão impede que a sua empresa pague a mais por determinadas facilidades ou desperdice recursos com benefícios que não serão aproveitados.

Como fazer uma boa gestão de benefícios na empresa?

Tendo em vista a importância de uma gestão de benefícios em sua organização, resta saber como implementá-la da forma correta. Então, reserve um tempo para planejar cuidadosamente as suas ações e, se possível, conte com a ajuda de outros colaboradores para diluir as tarefas.

Confira, a seguir, os passos necessários para implementar uma gestão de benefícios de qualidade em sua empresa.

Analise as necessidades dos colaboradores

O objetivo principal da sua gestão de benefícios é atender às necessidades dos seus colaboradores. Então, o seu primeiro passo deve ser o de analisar exatamente quais são elas. Para isso, não há nada melhor do que o diálogo. Ouça o que as suas equipes têm a dizer a partir de entrevistas diretas, ou até mesmo por meio de uma enquete aberta. É possível aprender muito sobre as necessidades deles ao dar-lhes tal oportunidade.

Avalie o custo-benefício

A gestão de benefícios também é um processo financeiro. Ou seja, é fundamental que você avalie o custo-benefício de cada escolha para que as suas finanças não sejam prejudicadas nesse processo. Um ponto fundamental é analisar o impacto financeiro de cada benefício e o potencial de adesão que ele terá. Para isso, você pode negociar junto aos seus fornecedores para obter acordos mais equilibrados.

Defina regras de funcionamento

Contar com uma gestão de benefícios de qualidade também envolve estabelecer regras que evitem abusos ou o desvio do propósito do programa. Assim, será possível agregar valor a todos os colaboradores sem onerar a empresa. Essas regras devem referir-se ao uso dos benefícios, restrições necessárias para que funcionem para todos, entre outros. Analise caso a caso para garantir que não existam gargalos nessas regras.

Faça ajustes pontuais

É importante reforçar que a gestão de benefícios é uma atividade constante em vez de definitiva. Ou seja, é fundamental que você e sua equipe de RH tenham o hábito de revisá-la regularmente com o intuito de sempre mantê-la eficaz. Esse trabalho envolve ouvir constantemente o seu time a respeito da satisfação com seus benefícios e implementar novas soluções sempre que for vantajoso.

gestão de benefícios é uma parte fundamental para o funcionamento e desenvolvimento de qualquer empresa. É por meio dela que se pode agregar valor à relação com os colaboradores, além de aproveitar as vantagens de aumentar a satisfação deles. Então, comece já a elaborar um plano de aprimoramento em sua organização focado nisso.

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