Por Fernando Mantovani

Ao longo da nossa carreira, somos induzidos a pensar que para sermos reconhecidos como bons profissionais precisamos dizer sim o tempo todo, ignorando programação e tarefas previamente estabelecidas. Principalmente, quando alguém do alto escalão nos solicita para algum projeto ou, às vezes, tarefas que sequer competem a nós executar. E assim vamos acumulando tarefas, conflitando prazos, apesar de todo esforço para entregar tudo.

BUSCAR TRABALHO

Dizer sim para tudo não nos fará subir mais rápido na carreira. Pelo contrário, pode nos estacionar. Podemos acabar sendo percebidos como secretários particulares de algum superior ou o faz tudo da área. E quem faz tudo, acaba não fazendo nada. E muito menos sendo reconhecido.

Aprenda a dizer não no momento certo

Um não oportuno ajuda a valorizar seu trabalho e seu tempo. Não vale a pena, por exemplo, desmarcar uma reunião de equipe, porque o chefe fez um pedido em cima da hora que não é urgente nem fundamental naquele momento.

Negocie! Pergunte prazos, explique os projetos em andamento e as possibilidades para que a demanda surpresa seja atendida. Isso vale para todas as esferas. Um bom profissional é aquele que respeita seus compromissos, estabelece prioridades e sabe dizer não quando é preciso.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil.