Dizer não pode melhorar sua produtividade. Aprenda a usar essa palavrinha mágica

Há quem tenha dificuldade em falar não, mas olha, sem usar essa palavrinha mágica fica bem difícil manter a produtividade. As interrupções ao longo do dia podem ser muitas e depende de você controlar essas interferências para manter um bom ritmo de trabalho. Para começar, aprenda a dizer não para algumas distrações do “mundo moderno”. As redes sociais podem tomar um tempo incrível do seu dia, bem como os canais de notícia na internet.

O mesmo vale para a caixa de entrada do e-mail e o WhastApp. Parar o que você está fazendo cada vez que chega uma mensagem pode interromper uma linha de raciocínio que demora a ser retomada. Nesses casos a sugestão é reservar blocos de minutos ao longo do dia – 15 ou 20 minutos a cada três horas, por exemplo - para checar todo esse aparato: e-mail, WhatsApp, notícias, Facebook... Sem ser rude, dá para dizer não aos colegas e para o chefe também.

Quando alguém lhe pedir uma ajuda, mostre-se disponível, ainda que daqui a algumas horas ou dias. “Não posso lidar com isso agora. Você pode esperar até amanhã?” Se o chefe lhe passar mais uma tarefa e você já estiver sobrecarregado, que tal definir com ele as prioridades? Ao invés de simplesmente dizer “sim, claro, farei e lhe entregarei tudo pronto até o fim do dia” – e comprometer a sua qualidade de vida e a do trabalho também -, diga que você pode abraçar as novas tarefas, mas que não é viável terminar tudo dentro do prazo que ele sugeriu. Sente junto com o seu gestor e determine o que é prioritário. A partir daí monte um cronograma de ação.

Até convites para reuniões podem ser negados – desde que a sua presença não seja essencial, claro. Não há mal algum em explicar ao gestor – ou a quem está organizando o encontro – que você tem um projeto importante em andamento, o prazo está curto e é preciso concentrar os esforços nesse trabalho no momento. Se a sua participação não for crucial para o desenrolar da reunião, certamente você será liberado. No fim, também faz parte da etiqueta corporativa dizer o “não”. O pulo do gato é como fazê-lo. Nenhum profissional vai longe sendo intransigente. É preciso ter clareza para saber quando fazer concessões e quando negociar. Que tal praticar?

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