Festas de fim de ano: mantenha o foco no day after

Por Robert Half 10 de dezembro de 2018

Por Fernando Mantovani

É final de ano, período marcado pelas festas de confraternização das empresas! O momento deveria ser aproveitado por todos para comemorar as conquistas do ano, descontrair após longos períodos de pressão por metas e se aproximar das pessoas com as quais não se têm a oportunidade de conversar no dia a dia. Mas, infelizmente, há quem cometa o pecado do excesso relacionado ao comportamento.

Não esqueça. Ainda que seja um momento de descontração e que a festa aconteça em um bar ou com bebidas alcoólicas disponíveis, a lista de convidados faz com que você esteja em um ambiente corporativo. Então, evite manchar sua imagem profissional. Sempre tem alguém te observando.

Aqui vão seis recomendações:

1. Não deixe de comparecer

Entendo que nem todos os profissionais se sintam à vontade em festas de confraternização da empresa. Mas, considere que a atitude de faltar pode ser vista como uma indelicadeza com as pessoas que dedicaram tempo e dinheiro para organizar o evento.

Além disso, você pode ser taxada como aquela pessoa que é sempre do contra. Você não precisa permanecer no local o tempo todo. Chegue, cumprimente o chefe, fale com o responsável pela organização, circule entre os demais convidados e se retire discretamente.

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2. Vista-se adequadamente

O tipo de roupa dependerá muito do formato e local do evento. Na dúvida, você pode buscar informações sobre o traje mais adequado com a equipe de recursos humanos da empresa. Na impossibilidade de fazer isso, opte por uma produção discreta.

3. Cuidado com as brincadeiras

O momento é de estreitar relacionamento e não de jogar indiretas aos pares de trabalho. Essa regra vale, inclusive, para o discurso da entrega de presentes no amigo secreto. E, definitivamente, este não é o local mais adequado para paquerar.

4. Fuja de conversas negativas

Durante as conversas, concentre-se nos pontos positivos das situações e evite estimular quem estiver tecendo críticas à empresa, chefes ou colegas. Aqui, não se trata de agir com falsidade. A ideia é evitar emitir opiniões no calor do momento e se arrepender depois.

5. Amplie o círculo de relacionamentos

Use o momento para se aproximar de pessoas. Fale com quem já conhece, mas busque fazer novas amizades. Com sutileza, aproxime-se, diga seu nome, com quem trabalha e o que faz. Faça perguntas sobre as atividades do outro e veja como a conversa evolui.

6. Atenção às redes sociais

Só poste fotos do evento depois de refletir se esta atitude faz sentido e se as pessoas que aparecem na imagem concordam com a divulgação. Não custa nada relembrar quais são as políticas da empresa quanto à divulgação de informações de eventos da companhia nas redes sociais.

Cuidar do próprio comportamento durante eventos corporativos é o caminho mais sábio para aqueles que não querem virar motivo de piada ou de conversas de corredor no day after.

Pense nisso e bom divertimento!

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

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