Comportamento nas redes sociais: você é o que você posta

Por Robert Half 22 de dezembro 2016

Por Juliana Porto

Um simples post na rede social pode dizer sobre você muito mais do que você mesmo pensa. Seus gostos, hobbies, convicções e ideais estão todos estampados ali. Assim, tenha em mente que em um processo de seleção seus perfis muito provavelmente serão verificados. E, enquanto funcionário, você representa a companhia em que trabalha - e ela está interessada nas suas publicações. “A rede social é um retrato seu para pessoas de fora, que muitas vezes não teriam tanto contato com você. Como você quer ser visto?”, diz o consultor de recrutamento da Robert Half Brasil, Rannison Silva.

Veja o que postar e o que não postar nas redes sociais e como usá-las a seu favor

Linkedin

Há quem use redes pessoais - como o Facebook ou Instagram -  para mostrar conquistas do trabalho ou resultados de projetos profissionais. E isso não é visto como um problema. Mas o LinkedIn é uma plataforma essencialmente profissional. Portanto, selfies na praia, fotos de viagem e vídeos do seu bichinho de estimação ficam de fora. Use esta rede social para ampliar seu network, entrar em contato com recrutadores e divulgar seu currículo.

Faceboko

Tudo bem publicar sua opinião política, religiosa ou suas preferências futebolísticas na rede. Mas é preciso prudência quanto ao tom dos posts. “Se a pessoa é muito enfática em questões que não estão de acordo com a cultura da empresa, ela vai preferir contratar alguém mais neutro ou que não se exponha tanto”, diz a especialista de recrutamento da Robert Half Brasil, Larissa Laibida. Cuidado, também, em compartilhar notícias falsas e com os comentários intransigentes.

Instagram

Pratos deliciosos, bichinhos fofos e viagens paradisíacas: o Instagram tem “assunto” para o dia todo. Mas será que você não está passando tempo demais vendo e curtindo as fotos? “A que você se dedica? Se você passa tanto tempo nas redes sociais, o que você está fazendo para agregar a si mesmo e à empresa?”, questiona Silva. 

Snapchat

Não é porque as publicações dessa rede ficam disponíveis apenas por 24 horas que você não deve ter os mesmos cuidados recomendados para as outras. Lembre-se que há gente que você nem imagina que pode estar vendo o que você publica! Procure manter a mesma postura que você tem em seus outros perfis.

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

More From the Blog...