Como se tornar um headhunter e se destacar no mercado de recrutamento

Como se tornar um headhunter

Normalmente, as pessoas veem os headhunters como aliados para o próprio desenvolvimento profissional. Mas você já pensou em sentar-se do outro lado da mesa, atuando como recrutador? Saiba que existem oportunidades abertas para essa carreira. "Estamos em busca de headhunters em todas as áreas", afirma Daniela Ribeiro, gerente sênior da Robert Half.

Como se tornar um headhunter

Para atuar como headhunter, não é preciso ter uma formação ligada à área de recursos humanos, como muitos podem pensar. É comum ver profissionais que deixam suas áreas primárias de trabalho - engenheiros que atuam na indústria, por exemplo - e passam a recrutar para esse segmento. "Pessoas com cinco anos de atuação em suas áreas já podem contribuir de forma relevante no mercado de recrutamento e seleção", diz Daniela. Quem ingressa no ramo tem, normalmente, entre 25 e 30 anos, mas a idade não é um limitador.

O mais importante é entender de sua área de atuação, fator característico do recrutamento e seleção especializado praticado pela Robert Half. Em relação aos aspectos comportamentais, costuma se dar bem na carreira de headhunter quem tem muita energia, dinamismo, persistência, comprometimento e habilidade de entender o outro. O propósito desse profissional melhorar a vida das pessoas, oferecendo a elas oportunidades de emprego que tenham sinergia com suas potencialidades e desejos, e atender de forma assertiva as necessidades das empresas contratantes. "É preciso ter uma preocupação genuína com o outro", alerta Daniela.

A principal vantagem do headhunter ao mudar de lado, é aplicar seu conhecimento a fim de apresentar à empresa novas formas de recrutamento.

Se identificou? Então fique atento às oportunidades de emprego para recolocação profissional e prepare-se para conquistar uma boa remuneração.

Veja também:Teste de Âncoras de carreira

Share This Page