Por Fernando Mantovani

Estava conversando com um jovem profissional. Quando chegamos no tema carreira, ele atribuiu uma lacuna no currículo a um período sabático. Achei interessante e resolvi ir mais fundo no assunto. Porém, para minha surpresa, ele não tinha nada a dizer sobre cursos que participou, conhecimentos que adquiriu ou outras ações que poderiam agregar valor à vida profissional dele.

Não há problemas em fazer uma pausa na carreira para priorizar questões pessoais, sejam elas relacionadas ao lazer ou à saúde e bem-estar do profissional ou de seus familiares. Mas, aqui vai um alerta. Nestes casos, a necessidade deve ser identificada como um período de afastamento do mercado de trabalho. No mundo corporativo, espera-se que o termo sabático seja utilizado com mais critério.

Explicando melhor, o período sabático faz mais sentido quando ele proporciona ao profissional sobrecarga. E, aqui, estou falando sobre o acúmulo de ideias, conhecimentos, inspirações e energia. Só assim você será um profissional mais produtivo e competitivo no retorno às atividades regulares. Assim, os olhos dos empregadores irão brilhar por você.

ASSINAR NEWSLETTER

Veja aqui 5 orientações para usufruir melhor do período:

1. Identifique sua motivação

Se você deseja se aperfeiçoar em algum idioma, complementar o conhecimento com cursos de extensão ou especialização ou vivenciando a realidade de outros estados ou países, o período sabático pode ser um caminho. O leque de motivos é bastante amplo e varia de pessoa para pessoa.

Entenda que o conhecimento não precisa se restringir a uma sala de aula. Ele pode ser adquirido no contato com a cultura local e profissionais da região e na visita a museus, empresas ou pontos turísticos, por exemplo. Mas, cada escolha precisa ter um objetivo.

2. Tente negociar o afastamento com a empresa onde atua

Caso esteja trabalhando e goste da companhia, tente negociar com seu chefe esse período de afastamento. Explique a ele de que maneira a experiência pode agregar para os negócios da empresa e comprometa-se a retornar com as ideias oxigenadas.

3. Faça um planejamento financeiro

Em geral, um período sabático dura entre três meses e um ano. Por isso, é preciso que você faça um planejamento financeiro para que os meses sejam de tranquilidade e não de agonia. É muito mais difícil reciclar e agregar ideias quando há dificuldade para honrar as contas que batem à porta.

[Leia também: Sabático na crise, é possível?]

4. Sabático também é para os seniores

Com o aumento da expectativa de vida, alguns executivos seniores têm encontrado no período sabático o momento ideal para a retomada de fôlego rumo a um novo estágio da carreira.

5. Prepare seu discurso diante do mercado

Seja na conversa com profissionais do mercado ou com futuros empregadores, tenha em mente, de maneira clara e objetiva, o que te motivou a procurar pelo sabático e de que forma ele contribuiu para sua evolução como pessoa e profissional. Isso evita que as pessoas suponham que você ficou sem emprego, apenas descansando.

A informação também deve constar no currículo. Se a experiência foi recente, mencione-a no início. Caso contrário, reserve uma seção para ela no pé do documento. Mas, é claro, que isso não é regra. Você deve customizar o currículo de acordo com a vaga para a qual se candidatar.

[Leia também: Como mencionar um período sabático no currículo]

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Faça download do Índice de Confiança Robert Half

O ICRH vai monitorar o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

BAIXAR O ICRH