O período sabático deve constar no seu currículo se esse tempo longe do trabalho acrescentou alguma coisa à sua carreira ou desenvolvimento pessoal. E é isso o que normalmente os sabáticos fazem.

Esse período de afastamento do mercado foi planejado?

Se foi, ele pode agregar muito para o currículo. Procure falar para o recrutador sobre o seu objetivo com a experiência. O que você fez no período? O que aprendeu? De que maneira pretende incorporar o conhecimento à carreira?

Agora, se o afastamento do mercado de trabalho foi forçado, deixa de ser um período sabático. Não há problemas em dizer ao recrutador que ficou sem trabalhar porque priorizou uma questão pessoal. Mas, precisamos respeitar o termo “sabático”. Ele não deve ser usado sem critério, apenas para justificar um afastamento. Seja honesto. 

[Leia também: 5 dicas para usufruir ao máximo um período sabático]

No seu currículo

Porém, citar o período sabático no currículo e na entrevista pode ser um desafio para muita gente. Mas, não há mistério. É positivo dizer que você ficou seis meses, um ano ou dois no exterior para estudar, seja um curso de idiomas, uma pós-graduação ou um mestrado. Assim como se a ausência do escritório teve como razão um tempo dedicado exclusivamente a escrever um livro ou outro projeto pessoal. Ou ainda se o sabático foi dedicado a um voluntariado ou até mesmo para cuidar de alguém próximo com problema de saúde.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Exponha o motivo

O importante é deixar claro no currículo o motivo de ter ficado um tempo afastado da vida profissional. Isso é melhor do que deixar um espaço em branco e levar o recrutador a imaginar que você ficou desempregado todo esse período.

Aprendizados

Além de mencionar a data e a razão do sabático, procure mostrar os aspectos positivos do período longe do trabalho. Tudo, claro, de forma sucinta. Deixe os detalhes para a entrevista de emprego.

Onde falar do sabático no cv?

O local mais apropriado para mencionar o sabático é uma seção no pé do currículo. A não ser que tenha sido sua atividade mais recente. Nesse caso, para não parecer estranho que seu último emprego tenha sido há, digamos, um ano atrás, mencione-o logo no começo do documento.

Por fim, a dica de sempre: customize seu currículo de acordo com cada vaga para a qual você se candidata. As habilidades conquistadas no sabático e mencionadas no documento também devem levar isso em conta.

Espero que estas dicas te ajudem na sua carreira!

Assista à explicação sobre o tema

Assista abaixo à explicação de Vitor Silvagerente de recrutamento da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

 

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS