Reconciliação de Contas a Receber

Cenário

Uma empresa privada de serviços comerciais adquiriu recentemente uma empresa menor em um setor de negócios relacionados. Logo após a aquisição, o controlador corporativo encontrou numerosas imprecisões nos saldos de contas a receber da unidade adquirida.

Solução proposta pela Robert Half

O gerente interino da Robert Half Management Resources analisou os saldos das contas a receber da unidade adquirida e identificou uma série de lançamentos de ajuste sem documentação adequada, tais como pedidos de vendas e faturas de clientes. Uma análise mais aprofundada revelou que estes ajustes foram feitos na tentativa de capturar os saldos de um acúmulo significativo de transações que não tinham sido inseridas ou conciliadas no sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) recentemente atualizado da empresa. O acúmulo total foiestimado em mais de € 14 milhões.
O gerente recomendou que o cliente inserisse todos os últimos pedidos de clientes e os pagamentos recebidos em seu novo sistema ERP e, então, conduzisse uma extensa revisão da conciliação da conta a fim de desenvolver uma avaliação precisa do registro de contas a receber da unidade adquirida.

Escopo do projeto

O processo de várias etapas envolveu:

  • Inserir e validar os pedidos e os pagamentos recebidos no novo sistema ERP;
  • Conciliar os pagamentos com os pedidos;
  • Desenvolver informações confiáveis sobre as contas exatas a receber.

Inicialmente, dois outros gerentes interinos da Robert Half Management Resources foram trazidos para ajudar a supervisionar este projeto. No entanto, devido à magnitude da tarefa, a equipe de projeto se expandiu para oito membros da Robert Half. No final do projeto, nossa equipe tinha inserido, validado e reconciliado mais de € 12 milhões em pedidos e pagamentos, bem como tinha confirmado que os novos procedimentos foram implantados de forma a garantir que problemas semelhantes não ocorressem no futuro.

Benefícios da contratação

Após solicitar uma proposta de sua empresa de auditoria externa, nosso cliente concluiu que trabalhar com a Robert Half Management Resources era o meio mais econômico para regularizar a situação.
As informações das contas a receber revisadas e reconciliadas permitiram ao cliente determinar que a empresa adquirida não era tão rentável como eles tinham antecipado. Em última análise, as informações precisas, fornecidas pelos nossos gerentes interinos, auxiliaram consideravelmente na realização do processo exigido de due diligence para concluir a venda da unidade de negócios.

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