Governança

Cenário

Nosso cliente havia acabado de assumir a posição de CFO da filial brasileira de uma multinacional de locação de veículos. O ganho de relevância da operação brasileira no resultado global trouxe o desafio de gerar melhorias de governança e missão da implantação dos controles previstos na Lei americana Sarbanes-Oxley (SOX). Além da pressão da matriz pela execução do projeto, havia uma auditoria agendada no prazo de dois meses. O executivo recém-chegado não poderia falhar nessa primeira prova de fogo à frente da área financeira da companhia e precisava de suporte para arrumar a casa.

Solução proposta pela Robert Half

Após a primeira reunião para entendimento do desafio do CFO, a Robert Half organizou o segundo encontro, conhecido como Initial Candidate Meeting (ICM), com a presença do consultor SOX para desenho da solução e definição do escopo da implementação a seis mãos. A estratégia definida foi a contratação do especialista em SOX e de um analista de controles internos para dar suporte ao projeto pelo período de dois meses.

Escopo do projeto

As atribuições do especialista em SOX eram:

  • Documentar a narrativa dos processos de controles internos da operação brasileira;
  • Interface com o executivo responsável por SOX na matriz, equipe de finanças e contabilidade e CFO Américas;
  • Responder ao diretamente ao CFO local;
  • Gerenciar o assistente de controles internos, responsável por entrevistar os profissionais das diferentes áreas e dar suporte ao mapeamento dos processos.

Desempenho

A experiência do consultor SOX na implantação dos controles previstos na Lei Sarbanes-Oxley e até mesmo J-SOX, adaptação japonesa mais complexa da legislação americana, foi determinante para o sucesso do projeto. Nosso cliente aprovou o profissional por sua excelência técnica e fácil relacionamento, possibilitando a interação positiva com a matriz e diferentes áreas da operação brasileira.

Benefícios da contratação

Além do melhor custo-benefício da solução proposta pela Robert Half, a estratégia recomendada possibilitou a aprovação na auditoria, principal desafio no curto prazo para o CFO recém-contratado.

Avaliação do cliente

“O papel da Robert Half foi de fundamental importância no projeto por já apresentar na segunda reunião o executivo com as experiências necessárias e capacidade de formatar a solução que atendesse o prazo de implantação. O desempenho do profissional foi satisfatório, permitindo que fôssemos aprovados na auditoria” - CFO da empresa.

Entre em contato para conversarmos sobre suas necessidades de recrutamento

Enviar sua vaga