Cost control / Cash management

Cenário

Uma indústria do segmento de produtos hospitalares havia sido adquirida por uma multinacional e passava pelo momento de fusão das operações. Dentre as decisões relevantes, discutia-se a descontinuidade de uma das unidades fabris, no interior de São Paulo. O CFO tinha como desafio a urgência de estruturar a área fiscal e contábil desta planta, reparar defasagens em relação ao suporte de sistemas, além de mapear os custos de produção de cada produto, permitindo avaliar a rentabilidade de cada item do portfólio e sua viabilidade financeira.

Solução proposta pela Robert Half

A contratação de um plant controller pelo período de quatro meses foi a solução ideal tendo em vista a urgência da implantação da gestão e controle de custo e da necessidade do CFO de ter maior precisão e confiabilidade com relação às informações fiscais e contábeis.

Escopo do projeto

A equipe da Robert Half apresentou ao cliente um candidato cuja experiência prévia no segmento automotivo foi um diferencial, já que se trata de um setor reconhecido pelo desenvolvimento e maturidade nas questões ficais e tributárias. As responsabilidades do profissional eram:

  • Gerir a equipe fiscal e contábil;
  • Implantar os processos de gestão de custo e mapeamento da rentabilidade dos itens do portfólio e viabilidade financeira de cada um deles;
  • Avaliar as estruturas fiscal e contábil, reparando defasagens em relação ao suporte de sistemas;
  • Responsabilidade sobre a elaboração de relatórios gerenciais e contábeis;
  • Reportar diretamente ao CFO.

Desempenho

O amplo conhecimento fabril e a experiência do plant controller temporário proporcionou a rápida adoção de boas práticas da gestão fiscal e contábil, além da implantação do sistema de gestão de custo. O comprometimento e entrega do profissional durante o projeto garantiu a sua contratação três meses depois para a um novo projeto, desta vez, focado em inventário e controle de estoques.

Benefícios da contratação

Inicialmente, a empresa considerava a contratação de um profissional permanente, no entanto, a velocidade e as competências do executivo de projetos recomendando pela Robert Half fizeram com que essa fosse uma solução mais ágil e eficaz, já que não dependia de aprovação de headcount, por exemplo. A expertise do profissional na área fiscal e contábil e o conhecimento fabril foram determinantes para a clareza das informações do custo da planta e, consequentemente, maior precisão nas entregas dos fechamentos contábeis. As boas práticas implantadas também garantiram maior confiabilidade nos dados referentes ao Imposto de Renda.

Avaliação do cliente

“A contratação de um profissional temporário se mostrou uma solução de melhor custo-benefício em relação a nossa decisão de contratar profissional para uma posição permanente, especialmente pela velocidade com que o executivo foi apresentado e a disponibilidade dele para atuar. O comprometimento e a vivência em segmentos fabris mais maduros do que o nosso foram determinantes para o sucesso. Ao término desse projeto, o profissional foi recontratado para ações de inventário e de controle de estoque” - CFO

Entre em contato para conversarmos sobre suas necessidades de recrutamento

Enviar sua vaga