Projetos em Tecnologia

A Robert Half pode ajudá-lo com soluções em Tecnologia que vão fazer o seu negócio ser mais competitivo. Temos os melhores profissionais do mercado para desenvolver soluções ou atuar nos projetos especializados. Entre em contato com nossos consultores e entenda porquê globalmente a Robert Half é a melhor opção quando comparada com fornecedores de mão de obra, consultorias de negócios ou outras alternativas.

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Posições que somos especialistas

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Áreas de atuação dos nossos profissionais de tecnologia

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Business Transformation
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Depoimentos de Clientes

Solicitamos um profissional que já tivesse atuado em instituições financeiras e ficamos surpresos quando a Robert Half superou nossas expectativas ao nos apresentar em dois dias um profissional que também tinha experiência em projetos e na implantação de sistemas dos produtos que são o core do banco. O rápido processo de adaptação do executivo à nossa rotina e cultura também nos deixou muito satisfeitos.

Gerente de projetos

O processo de preenchimento das três vagas foi muito rápido. Inclusive isso foi algo que me surpreendeu. Acredito que tivemos um índice de acerto muito bom na contratação dos profissionais. No geral, avalio a experiência como positiva. Os profissionais que selecionados eram realmente muito bons. Sem dúvida, voltaria a repetir a experiência.

Gerente Geral

Estudos de Caso

Veja como as nossas soluções ajudaram empresas a se tornarem mais competitivas, orientadas para o negócio e com uma equipe mais engajada e motivada.

Implantação de Sistemas

Cenário

Prazo curto, urgência, pressão da matriz e a exigência de cumprir com excelência as regulamentações do setor financeiro. Em meio a este cenário delicado, o chefe de projetos da operação brasileira de uma instituição financeira europeia, focada em um segmento agrícola, tinha a missão de expandir as linhas de negócios com a implantação do e-Financeira e da Margem de Garantia.

Solução proposta pela Robert Half

A complexidade da demanda exigia um profissional com experiência prévia e bem-sucedida em realizar a implantação de produtos do setor financeiro, aliando competência técnica e habilidades comportamentais para interações com diferentes áreas da operação brasileira e matriz. Em apenas dois dias após o contato com o cliente, a Robert Half apresentou dois gerentes de projetos com as características desejadas e disponibilidade para contratação imediata.

Escopo do projeto

Entre as principais atribuições do profissional estavam:

  • Compreensão dos produtos e linhas de negócios a serem implementadas na operação brasileira, bem como as exigências regulatórias específicas do segmento financeiro;
  • Interface com as equipes das áreas de marketing, tecnologia, fiscal e contábil de três importantes operações da instituição - localizadas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Apesar da função não contemplar a gestão direta, o executivo precisava ser um hábil comunicador para garantir a colaboração dos pares e a eficiência deles na execução do projeto;
  • Gerenciamento dos fornecedores locais para viabilizar a adequação do sistema no prazo estabelecido;
  • Gestão de dois desenvolvedores na operação brasileira.

Desempenho

Em apenas um mês, o profissional contratado para o projeto temporário estava totalmente adaptado à rotina. A empresa contratante destaca que as habilidades técnicas do executivo foram fundamentais nesse processo, especialmente pela experiência prévia no segmento e o conhecimento de produtos e sistemas específicos que seriam implantados na instituição financeira. Outro destaque foi a comunicação objetiva no relacionamento com os pares de diferentes áreas da empresa, fornecedores e demais interfaces, garantindo o andamento dos processos no prazo desejado pela matriz.

Benefícios da contratação

Por meio da solução formatada pela Robert Half, a empresa contratante garantiu redução do custo nas operações, do headcount e do tempo de geração das informações, além dos riscos de multa, no caso do e-Financeira. A rapidez e assertividade na implantação dos sistemas gerou segurança à matriz quanto aos processos praticados na operação brasileira. Tudo sem ultrapassar o budget existente.

Consolidação do SAP

Cenário

Um banco de varejo global queria combinar e consolidar quantidades substanciais de dados de oito sistemas herdados em um sistema centralizado. Isto permitiria que os contratos fossem negociados de forma mais eficaz com os fornecedores e também permitiria a racionalização avançada do processamento de documentos. O sistema de banco de dados centralizado seria desenvolvido usando o SAP Business Warehouse.

Solução proposta pela Robert Half

Os consultores da Robert Half, reportando-se ao diretor de projeto, supervisionaram um grupo de cinco assistentes e consultores, bem como coordenaram as atividades de um grande grupo de colegas de trabalho de meio período.

Escopo do projeto

Os requisitos do projeto incluíam planejar, integrar e coordenar os esforços de todos os membros da equipe, e:

  • Gestão de projetos;
  • Análise de processos de negócios;
  • Design de processos de negócios;
  • Implementação de aplicativos de serviços de informação;
  • Gestão de mudanças;
  • Treinamento e documentação;
  • Limpeza de dados;
  • Testes;
  • Comunicação entre todas as partes interessadas.
  • Em consulta com as principais partes interessadas do projeto, desenvolver um plano e uma estratégia de subprojeto.
  • Controlar e monitorar o desempenho da equipe supervisionada em relação ao nível alocado de recursos e ao cronograma definido. Executar o planejamento, justificar e negociar os recursos. Estabelecer prioridades, prazos e resultados.
  • Orientar a definição do processo de negócios e garantir que estejam efetivamente mapeados na configuração do software.
  • Fornecer conselhos e recomendações confiáveis ao diretor do projeto e à direção nas sedes e escritórios de campo sobre questões relacionadas a políticas, procedimentos e práticas recomendadas dentro das áreas funcionais designadas.
  • Gerenciar o desenvolvimento, documentação e manutenção das políticas e procedimentos detalhados do usuário.
  • Informar à gestão sobre as implicações da implementação das novas soluções organizacionais. Facilitar a adesão e a aprovação das partes interessadas do projeto.
  • Resolver problemas de negócios que afetam a capacidade da equipe do projeto em cumprir os objetivos deste.

Benefícios da contratação

O profissional do projeto da Robert Half realizou a implementação dentro do orçamento e no prazo, bem como garantiu que todos os objetivos de negócios fossem atendidos após a conclusão do projeto. Uma redução de custos estimada em 3 milhões foi alcançada em toda a empresa apenas pelos itens de registro de compras.

Implantação de Sistema ERP

Cenário

O gerente geral de uma multinacional americana de produtos para saúde humana precisava implantar um Sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Para tal, ele teria que alocar os atuais funcionários para a execução desse projeto, porém sem comprometer as demandas de trabalho diário da área.

Solução proposta pela Robert Half

Contratação de três profissionais, pelo período em que os funcionários teriam dedicação exclusiva ao ERP, para executar as tarefas diárias: um gerente de logística, um supervisor contábil e um supervisor de costumer service.

Escopo do projeto

Cinco dias após o primeiro contato com a Robert Half, a empresa contratante já estava com os três profissionais à disposição para iniciar o trabalho. Suas atribuições foram:

  • Conduzir o dia-a-dia da empresa para que os keyusers pudessem se dedicar totalmente ao projeto;
  • Liderar equipes nas suas respectivas áreas;
  • Propor mudanças e melhorias operacionais e estratégicas.

Benefícios da contratação

O projeto de implantação de Sistema ERP foi concluído pela equipe permanente com sucesso, no prazo estipulado e, graças aos gerentes temporários, não houve prejuízos à rotina da empresa.

Desempenho

De acordo com a empresa contratante, o alto nível de comprometimento da equipe de profissionais temporários surpreendeu as expectativas e manteve o pleno funcionamento das áreas.

Adequação pós-implementação do Oracle Financials

Cenário

Nosso cliente tinha concluído a implementação completa dos módulos de Contas a Pagar, Contas a Receber e Razão Geral do Oracle Financials versão IIi. O planejamento insuficiente e extensa personalização levaram a falhas no sistema, erros significativos nos relatórios e a impossibilidade de gerar as demonstrações financeiras.

Solução proposta pela Robert Half

Reunimos uma equipe composta de um auditor-chefe, três auditores, quatro consultores de melhoria de processo de negócios (BPI, na sigla em inglês) e três especialistas em contabilidade da Robert Half, bem como dois especialistas em reconciliação bancária, para planejar e executar o projeto de várias fases

Escopo do projeto

Trabalhando em estreita colaboração com o cliente, foram delineadas as seguintes fases:

Fase 1: Analisar e definir os problemas do sistema atual

Nossa equipe trabalhou com os chefes de departamento e o comitê gestor do cliente para determinar os problemas e as propostas de resolução. A experiência de nossos consultores permitiu que eles identificassem efetivamente os problemas e um curso de ação para resolvê-los. A maioria dos problemas se devia a processos e procedimentos contábeis mal documentados.

Fase 2: Documentar e refinar os processos e procedimentos

Nossa equipe trabalhou novamente com os gerentes de departamento para documentar e refinar os processos e procedimentos relevantes para os módulos da Oracle instalados. Isto resultou em processos bem definidos que eram fáceis de seguir. Além disso, fomos bem-sucedidos em ajudar os funcionários a reduzir para quatro dias o tempo necessário para fechar o fim de mês, evitando falhas no sistema e mantendo a integridade das demonstrações financeiras. Esses processos e procedimentos foram adotados em toda a corporação.

Fase 3: Desenvolver relatórios adicionais e os procedimentos relacionados

Nossa equipe desenvolveu relatórios para extrair informações do sistema Oracle e oferecer melhor suporte às necessidades e aos requisitos de gestão. Além disso, desenvolvemos procedimentos para gerar e usar esses relatórios.

Fase 4: Reconciliar as Contas

Devido aos problemas iniciais com o sistema, as contas não tinham sido conciliadas por 10 meses. Nossa equipe trabalhou diligentemente, seguindo os processos e procedimentos recém-criados para conciliar todas as contas da contabilidade geral e todas as vendas internacionais, bem como as transações em moeda estrangeira. Como resultado, a empresa foi capaz de produzir demonstrações financeiras mais precisas.

Fase 5: Identificar a funcionalidade adicional do sistema Oracle

Como parte dos procedimentos acima, nossos consultores determinaram que havia funcionalidade adicional no sistema Oracle, o que permitiria ao cliente identificar melhor os custos do produto. O módulo Oracle Projects foi implementado com sucesso, o que permitiu ao departamento de marketing acessar informações úteis sobre o projeto com o mínimo esforço.

Benefícios da contratação

O projeto proporcionou ao nosso cliente um sistema Oracle Financials funcionalmente melhorado. O cliente foi capaz de usar o sistema para gerar demonstrações financeiras em tempo hábil e estava confiante de que os dados resultantes foram declarados com precisão. Esse projeto reduziu os custos de mão de obra e aumentou a produtividade dos funcionários em mais de 100 por cento.


 

Assista: tendências de contratação e remuneração para área de tecnologia

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