Perguntas mais comuns dos interessados nesta profissão

Qual a formação acadêmica necessária para se tornar um consultor?

  • Qualquer formação acadêmica é válida para atuar como headhunter. É comum, dentro do RH das empresas, encontrarmos recrutadores com formação em psicologia. Porém, no recrutamento especializado, há profissionais de todas as áreas

Quanto tempo levarei para aprender, se eu nunca trabalhei com recrutamento?

  • Cada um tem o seu prazo de adaptação e curva de aprendizado. Em média, o período de adaptação pode ir de 6 meses a 1 ano. Geralmente, são oferecidos programas internos de treinamento, que darão todo o suporte necessário do gestor e de outras áreas de apoio. Em pouco tempo, você entenderá a metodologia e estará familiarizado com os indicadores para ter sucesso na sua atividade.

Existem oportunidades de carreira?

  • Sim. Assim como toda profissão, há caminhos a serem percorridos dentro de todas as organizações. É certo que nas grandes multinacionais, as possibilidades de ascensão e promoções são maiores. Por terem uma presença e porte maior, geram mais oportunidades em diferentes mercados.

Existe algum treinamento ou formação para se tornar um headhunter?

  • Não existe uma faculdade que forma este tipo de profissional. Normalmente, aprende-se a atividade na prática, quando se entra neste mercado. Sendo assim, é comum que as empresas contratem headhunters sem experiência e os treinem de acordo com a sua metodologia.

Ficou com alguma dúvida?


Quer trabalhar na Robert Half?

Seja você um recrutador experiente ou novo no setor, estamos sempre procurando por talentos.

VEJA OPORTUNIDADES INTERNAS

Sobre a profissão headhunter, conheça também:

O dia a dia do consultor
O dia-a-dia

Entrevistar candidatos, visitar clientes, aprender, superar desafios e transformar vidas está na agenda de todo headhunter.

A carreira do headhunter
A carreira

Como pode ser a evolução profissional de alguém que decide virar um headhunter.