Saiba como planejar as férias da sua equipe

1 de dezembro 2011

Líder em recrutamento especializado, Robert Half dá dicas de como administrar times e tarefas durante esse período

São Paulo, dezembro de 2011 – A aproximação do final do ano pode coincidir com a chegada de diversos pedidos de férias na mesa dos gestores. Quando há acúmulo de solicitações para o mesmo período pode ser difícil atender a todos os pedidos sem prejudicar a produtividade da equipe, observam especialistas da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado.

Prazos apertados para concluir balanços, relatórios, planejamentos, metas e orçamentos, comuns nesse período, podem tornar o desafio ainda maior e aumentar a pressão sobre gestores. Eles precisam ter certeza de que terão cobertura suficiente no time para lidar com a carga maior de trabalho.

Para evitar que o atendimento das solicitações de férias complique o dia a dia das empresas, e reduzir a insatisfação do pessoal, a Robert Half elaborou uma série de dicas para gestores planejarem as férias da equipe em momentos em que é necessário compatibilizar o aumento dos pedidos de descanso com o crescimento da demanda de trabalho.

Para ilustrar os períodos de sobrecarga no final de ano, a Robert Half também apresenta o descontraído vídeo A Robert Half deseja boas festas. 

DICAS:

Desenvolva um plano:

  • Crie critérios para atender solicitações de férias: por ordem de pedidos, por senioridade dos profissionais, filhos em idade escolar etc;
  • Deixe bem claras as datas e períodos em que é importante ter todos os profissionais no escritório;
  • Ressalte a necessidade de os colaboradores avisarem o quanto antes quando pretendem sair de férias (assim é possível traçar planos para manter a cargas de trabalho em níveis razoáveis);

Saiba delegar com antecedência:

  • Determine quais profissionais estão mais bem preparados para assumir as responsabilidades cruciais quando alguém mais sênior do time, por exemplo, estiver ausente (isso garantirá continuidade do trabalho e oportunidade de testar empregados em tarefas e desafios mais importantes, o que ainda ajudará a identificar talentos para posições mais altas)

Considere apoio temporário: 

  • Contrate profissionais temporários para manter projetos críticos em andamento (principalmente quando a equipe própria estiver na capacidade máxima);
  • Identifique com antecedência as necessidades para dar sequência a projetos e tarefas durante a ausência dos titulares;
  • Providencie suporte adequado de profissionais qualificados nos projetos em andamento
  • Confie na equipe. Se as contratações tiverem sido bem feitas, certamente o time será capaz de tomar as melhores decisões e administrar qualquer problema enquanto o gestor recarrega as baterias.

Sobre a Robert Half
A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera sete divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, engenharia, tecnologia, jurídico, marketing e vendas. A Robert Half tem mais de 340 escritórios presentes nos EUA e Canadá, Europa, Ásia, América Latina e Oceania.

 

 

Compartilhar essa página