Recrutamento temporário é favorável para empresas e candidatos

14 de fevereiro 2012

São Paulo, fevereiro 2012 – Realidade em mercados de trabalho maduros, o recrutamento temporário de executivos - para projetos de até seis meses de duração - ganha cada vez mais força no Brasil. De acordo com pesquisa da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado, três em 10 executivos brasileiros já consideram contratar um CFO (do inglês Chief Financial Officer) temporário até o novo CFO começar ou até a identificação de um sucessor para o cargo.

Para Sócrates Melo, gerente sênior da divisão de recrutamento temporário da Robert Half, o mercado aquecido brasileiro e a quantidade de projetos em andamento têm facilitado a absorção de executivos temporários. “As equipes estão sobrecarregadas e a contratação temporária transmite uma mensagem positiva e valoriza os colaboradores da organização”, diz Melo. “Por outro lado, a atuação em projetos temporários permite ao profissional ampliar a rede de relacionamento e aumentar a curva de aprendizado com a experiência em segmentos distintos”, completa.

Confira abaixo cinco motivos para ser um profissional temporário e cinco dicas para a empresa identificar a necessidade de optar por mão de obra temporária de média e alta gerência.

Cinco motivos para ser um profissional temporário:

• Experiências temporárias propiciam oportunidades únicas de desenvolvimento profissional.
  • Executivos temporários são visto como profissionais de execução, característica cada vez mais valorizada no mercado aquecido brasileiro.
  • O profissional temporário tem a oportunidade de participar de projetos em diferentes segmentos, além conhecer diferentes estilos de gestão, acelerar competências e networking.
  • O acúmulo de experiências em projetos facilita aos profissionais a apresentação de suas realizações em forma de resultados bastante claros e palpáveis.
  • Projetos temporários são ótimas oportunidades para profissionais que estão em busca de grandes desafios como reestruturações, compra e venda de empresas e implantações de sistemas.

Cinco razões para a empresa optar por profissionais temporários:

• Motivar equipes desgastadas e estressadas após períodos seguidos de trabalho intenso reforçando o time com “sangue novo”.
  • Alternativa para substituir um diretor financeiro, por exemplo, até a identificação de um sucessor definitivo para o cargo.
  • As equipes já estão sobrecarregadas e há projetos financeiros para serem executados.
  • Há possibilidades de atrasos e riscos de não cumprimento de metas, retrabalhos e desgastes de equipe.
  • A empresa possui sazonalidades nas demandas da área financeira e em determinado períodos do ano é preciso reforça na equipe.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera sete divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, engenharia, tecnologia, jurídico, marketing e vendas. A Robert Half tem mais de 340 escritórios presentes nos EUA e Canadá, Europa, Ásia, América Latina e Oceania.