Profissionais instáveis têm má reputação no mercado de trabalho

1 de novembro 2014

São Paulo, outubro de 2014 – Os profissionais com histórico de pouca permanência nas empresas por onde passaram são descartados dos processos de seleção, segundo 95% dos CFOs brasileiros. Os dados fazem parte de um levantamento da Robert Half e mostram que cinco trocas de emprego em 10 anos já é o suficiente para taxar um candidato de instável, na opinião de 20% dos entrevistados. Outros 18% consideram sete um número alto de mudanças durante uma década e 15% apontam ser preocupante 10 transições, no mesmo período. Para 15%, três movimentações nesse intervalo de tempo já merecem atenção.

Para Sócrates Melo, diretor da Robert Half, o profissional valorizado no mercado de trabalho é aquele capaz de completar ciclos de projetos e aprendizados. “A contratação é um investimento da empresa no colaborador. Se ele não permanece tempo suficiente para atuar nos projetos do início até o momento de colher os resultados, torna-se difícil compreender sua capacidade de entrega e seu valor para a organização”, explica. “Claro que há razões plausíveis para curtas permanências. Mas se o profissional pode ser classificado como instável caso as mudanças sigam um padrão e não tenham justificativas claras”, completa.

O estudo da Robert Half considerou a opinião de 1185 CFOs da Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, França, Hong Kong, Singapura, Reino Unido e Japão. Na média mundial, cinco mudanças de emprego do candidato em um período de 10 anos também colocam o recrutador em estado de atenção. Quanto à probabilidade de desconsiderar o currículo de um profissional instável, o índice de maior intolerância encontra-se em Hong Kong, onde 100% dos gestores evitam currículos com esse histórico.

Possibilidade de rejeição de candidatos com muitas passagens curtas no currículo

Colocação

Países

% de gestores que acham muito provável

% de gestores que acham pouco provável

Hong Kong

França

29%

55%

Com o objetivo de barrar a rotatividade, os CFOs brasileiros têm utilizado como principal estratégia de retenção o aumento da remuneração, de acordo com 60% dos entrevistados, seguida por melhorias e benefícios flexíveis (54%), treinamento e desenvolvimento profissional (49%), plano de carreira (35%), flexibilidade de horário e local de trabalho (26%) e contraproposta (24%). Na média mundial, melhorias e benefícios flexíveis estão no topo da lista do plano de retenção, segundo a percepção de 52% dos entrevistados.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera oito divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas. A Robert Half tem 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.