Profissionais de marketing elegem Facebook como rede social favorita

31 de janeiro 2012

Pesquisa realizada pela Robert Half revela importância de atuar de forma ativa nas mídias sociais

São Paulo, janeiro de 2012 – Quando o assunto é o contato virtual com amigos, colegas e conhecidos, o Facebook é a rede social ideal para profissionais ligados às áreas criativas, de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado. Mais da metade (56%) dos executivos de propaganda e marketing entrevistados apontaram o Facebook como a rede social escolhida caso tivessem que utilizar apenas uma rede social. LinkedIn e Google apareceram na segunda e terceira colocação com 21% e 12% das respostas, respectivamente.

Independente da rede social escolhida, a pesquisa confirmou que é primordial atuar de forma ativa nessas mídias. Aproximadamente três a cada 10 entrevistados (29%) dos executivos afirmaram que oferecer conteúdo desatualizado é o erro mais comum cometido por profissionais de áreas criativas em seus perfis nas redes. O levantamento foi realizado com 500 executivos nos Estados Unidos, sendo 375 profissionais de marketing e 125 de propaganda.

Os executivos de propaganda e marketing foram questionados sobre qual a plataforma de rede social escolheriam se tivessem de selecionar apenas uma para o uso cotidiano. Respostas abaixo: 

  • Facebook – 56%
  • LinkedIn – 21%
  • Google - 12%
  • Twitter – 4%
  • Outros – 2%
  • Não sabem/sem resposta – 5%

Os entrevistados também foram perguntados sobre qual era o erro mais comum cometido pelos profissionais de áreas criativas nos perfis online utilizados para fins profissionais. Respostas abaixo:

  • Não atualizam o bastante – 29%
  • Oferecem muita informação – 24%
  • Incluem informações inapropriadas - 18%
  • Oferecem poucas informações – 16%
  • Outros – 4%
  • Não sabem/sem resposta – 9%

“Os profissionais da indústria criativa costumam misturar a vida profissional com a pessoal nas interações online”, alerta Jorge Martins, gerente da divisão de vendas e marketing da Robert Half. Entre alguns equívocos cometidos estão a publicação de fotos em situações comprometedoras, erros de digitação e abreviações. O especialista ainda alerta para a necessidade de postar de forma prudente quando contatos de negócios fazem parte da rede de relacionamento virtual. “Os perfis de redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de marca e marketing para profissionais da área criativa. Independente se a intenção é apenas se conectar com amigos ou turbinar as referências e contatos de trabalho, é preciso transmitir a melhor imagem possível”.

A Robert Half oferece cinco dicas para manter a atuação nas redes sociais de forma polida e ativa: 

  • Não caia no jogo do nome. Sites como Facebook e Google têm diretrizes para desestimular o uso de símbolos, números ou palavrões no nome de usuário, o que não impede que pessoas escolham usuários incomuns. No entanto, o melhor é optar por utilizar o primeiro e último nome selecionando uma URL compatível com a identidade pessoal.
  • Escolha seus interesses de forma inteligente. Não é só pelo fato de ser fã de programas de reality show que é necessário listar todos os programas de preferência. Independente de quão talentoso for o profissional, um perfil que ofereça muitas informações pessoais, será desfavorável.
  • Compartilhe conteúdo de qualidade. A média de amigos de um usurário de Facebook possui 130 amigos, de acordo com as estatísticas do Facebook. É possível aumentar a probabilidade que outras pessoas vejam as atualizações compartilhando conteúdo como fotos e vídeos, além de informações que podem suscitar comentários, “curtir” e compartilhamentos.
  • Teste seus textos. É sempre prudente revisar atualizações de status antes de pressionar enter. Posts repletos de erros de digitação e abreviações afetam a credibilidade do profissional.
  • Seja constante. Além de publicar conteúdo interessante, se envolva com seus contatos de forma consistente. O senso de comunidade pode ser construído ao se comentar e compartilhar os posts de outras pessoas.

    Para dicas adicionais de como utilizar redes sociais pessoais e profissionais, faça o download do Business Etiquette: The New Rules in a Digital Age no site http://www.roberthalf.com.br/business-etiquette

    Sobre a Robert Half
    A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera sete divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, engenharia, tecnologia, jurídico, marketing e vendas. A Robert Half tem mais de 340 escritórios presentes nos EUA e Canadá, Europa, Ásia, América Latina e Oceania.

     

 

Compartilhar essa página