Perfil adaptável e capaz de gerar resultados são valorizados em engenharia

5 de outubro 2016

Guia Salarial 2017 da Robert Half aponta alta para áreas de supply chain, vendas técnicas e melhoria contínua

A área de engenharia passa por uma importante transformação com a valorização do perfil pessoal nos processos seletivos. Além da tradicional competência técnica, há uma tendência de maior peso para os profissionais com capacidade de adaptação às mudanças e de trazer os resultados necessários. “As habilidades comportamentais são o diferencial dos candidatos. A demanda é por engenheiros que sejam comunicativos e tenham bom relacionamento interpessoal”, aponta Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half.

O Guia Salarial 2017 da Robert Half aponta alta para as posições de supply chain no próximo ano. A valorização é por profissionais capazes de encontrar oportunidades para redução de custos ao longo da cadeia.  “O momento exige maior integração com o negócio, tornando a área parceira e provedora de soluções eficazes e de otimização de processos”, comenta. Outra característica apreciada nos profissionais de logística é o conhecimento em tecnologia, já os compradores devem ser estratégicos e atuar no desenvolvimento de fornecedores em outros mercados.

A área de vendas técnicas também continuará aquecida em 2017 A demanda será por profissionais com perfil hunter (caçador) para conquistar novos mercados e aumentar o market share. O vendedor precisará entender a parte de engenharia dos produtos, analisar os concorrentes e ter uma visão estratégica para manter o foco em rentabilidade. “As empresas buscam perfis abertos a passar 90% do tempo na rua, disponíveis para viagem, além de capacidade para oferecer aos clientes soluções que tragam redução de custos”, aponta.

Além vendas e supply chain, há oportunidades para engenheiros para a área de melhoria contínua, especialmente por conta do momento econômico. “Esta é uma área estratégica nas empresas para redução de custos e estão a todo instante com foco em otimizar processos e obter retornos”, completa.

Demanda Perfil Oportunidade
Vendas Técnicas, Supply Chain e Melhoria Contínua Versatilidade, perfil pessoal, boa comunicação, habilidade de relacionamento com outras áreas e flexibilidade Agronegócio, Alimentos, Indústria Química, Bens de Consumo, Tecnologia e Equipamentos Médicos

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2016, a Robert Half foi novamente eleita uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 17 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Perspectiva Comunicação

Lais Dias – [email protected]