Perda de talentos preocupa 86% dos diretores de RH do Brasil

1 de outubro 2014

São Paulo, setembro de 2014 – A perda de talentos é um problema para 86% dos diretores de Recursos Humanos do Brasil, de acordo com pesquisa global da Robert Half. O levantamento apontou que 42% dos diretores de RH brasileiros se consideram “muito preocupados” com a possibilidade de perder pessoas da equipe, enquanto 44% se dizem “preocupados”.

O Brasil atingiu o nível mais alto de apreensão com a perda de talentos, junto com o Chile. Em seguida, vêm Reino Unido (84%), Emirados Árabes (80%), Alemanha (77%), Bélgica (73%), França (72%), Áustria (71%), Suíça (71%) e Holanda (66%). A pesquisa ouviu 1475 diretores de RH de nove países, sendo 100 do Brasil.

Para Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half, o receio dos líderes de RH é fruto da escassez de profissionais capacitados. “Nossa percepção é de que falta mão de obra especializada e por isso as empresas têm de preservar os melhores recursos disponíveis”, diz.

Isis explica que o conceito de talento se aplica ao profissional que possui consistência técnica, além de comportamento alinhado à cultura da empresa. Segundo ela, o plano de carreira é uma ferramenta eficiente de retenção. “Quando um talento é identificado, a empresa deve deixar clara a sua projeção de carreira dentro da organização. Muitas vezes, o funcionário não tem um alto salário, mas se mantém motivado devido a outros benefícios”, completa.

Lista dos países mais preocupados com a perda de talentos de acordo com a percepção dos RHs:

1º Brasil (86%)

1º Chile (86%)

2º Reino Unido (84%)

3º Emirados Árabes (80%)

4º Alemanha (77%)

5º Bélgica (73%)

6º França (72%)

7º Áustria (71%)

7º Suíça (71%)

8º Holanda (66%)

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera oito divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas. A Robert Half tem 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.