Mesa desorganizada pode comprometer sua reputação na empresa

11 de mai 2015

Pesquisa da Robert Half orienta como manter organização e maior eficiência

São Paulo, maio de 2015 – De acordo com pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos, 32% dos 300 diretores de RH entrevistados questionam as habilidades e eficácia de um colaborador que tem a mesa desorganizada. Os demais gestores dividem-se entre os que acreditam que essa falta de ordem é traço de uma pessoa criativa (9%) e aqueles que não fazem nenhum tipo de julgamento sobre a questão (59%).

Ainda que o cenário seja favorável aos colaboradores “bagunceiros”, em tempos de um mercado de trabalho altamente competitivo, é importante considerar a opinião de 32% exigentes gestores, destacados na pesquisa. Produtividade é a palavra de ordem do momento. Dessa forma, saber onde encontrar o que se precisa é fundamental, assim como reduzir as possibilidades de se perder um documento ou dado importante.

Afirmação que melhor descreve a percepção dos diretores de RH dos Estados Unidos sobre uma mesa desorganizada:

•  59% - “É indiferente ter uma mesa bagunçada. Não faço este tipo de julgamento.”
  •  32% - “Não é legal ter uma mesa assim. Eu questiono habilidades e eficácia organizacionais dessa pessoa.”
  •  9% - “Sem problemas. É sinal de uma pessoa criativa.”

Orientações para uma mesa mais organizada:

1. O que arquivar – crie o hábito de verificar o que pode ser jogado fora, o que precisa ser arquivado e o que é possível digitalizar;

2. Onde arquivar – use gavetas, arquivos ou bandejas para manter cada item no devido lugar;

3. Acúmulo - Se você não usou algo pelo período de um ano, provavelmente não precise disso no dia a dia. Sendo assim, mantenha ao seu alcance apenas os materiais de uso frequente. O restante pode ficar em arquivos, armários ou gavetas;

4. Arquivo digital – transformar papéis em documentos digitalizados pode reduzir a desordem e auxiliar no encontro de informações com mais rapidez, mas a dica só é eficiente para as pessoas que utilizam um sistema de arquivamento digital ou app organizacional;

5. Excesso de itens – em geral, a decoração da mesa é boa para mostrar alguma personalidade, mas cuidado com os excessos;

6. “Sr(a) Migalha” – não deixe sobre a sua mesa embalagens de comida, copos de café vazios ou pratos sujos;

7. Frequência da limpeza – gaste alguns minutos no final de cada dia organizando seu espaço, para que na manhã seguinte seu início de trabalho seja rápido.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. A Robert Half foi eleita “A Empresa Mais Admirada do Mundo”, na categoria prestadora de serviço, de acordo com pesquisa 2015 da Revista Fortune. Há 16 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.