Inovação e afinidade com tecnologia são valorizados no mercado financeiro

11 de outubro 2016

Guia Salarial 2017 da Robert Half destaca espírito empreendedor e foco em resultados como habilidades em alta para posições em instituições financeiras e de seguros

Perspectivas para o Mercado Financeiro em 2017

Os avanços tecnológicos e a demanda por mobilidade por parte dos consumidores tornaram a capacidade de inovação a palavra de ordem no mercado financeiro.  Apesar de ser um setor tradicional e altamente regulado, trata-se também de um dos mais evoluídos em automação de processos e operações remotas. “A afinidade com tecnologia, conhecimento de aplicativos e pensar de forma digital são habilidades que destacarão o profissional no mercado”, diz Ana Carla Guimarães, gerente de divisão da Robert Half.

Entre as tendências para mercado financeiro está o crescimento das empresas de tecnologia voltadas para o setor bancário, que reduzem a burocracia e garantem maior autonomia aos clientes. Conhecidas como fintechs, as principais demandas são para atender às exigências regulatórias e riscos para adequação destas startups às regras do Banco Central.

As instituições financeiras continuam a valorizar os perfis com qualificações comportamentais como o espírito empreendedor, postura de dono e resiliência. “A demanda é por profissionais que tenham visão de longo de prazo, vontade de crescer e estejam em constante atualização”, reforça Ana Carla.

Demanda Perfil  Oportunidade
Compliance, Auditoria e Controles Internos Postura de dono, afinidade com tecnologia e inglês Fintechs, Meios de Pagamento, Fundos de Private Equity e Reestruturação de Crédito

Perspectivas para Seguros em 2017

A área de seguros passa por uma transformação com a chegada de novas estruturas financiadas por grandes fundos de investimentos, com foco em produtos mais rentáveis, por exemplo, ramos elementares, riscos de engenharia e responsabilidade civil. “Este movimento tem valorizado perfis mais arrojados para atuar na implementação de uma nova empresa”, aponta. Outra tendência no mercado de seguros é a comercialização de seguros on-line. “Estas plataformas continuarão a crescer, abrindo espaço para novas carreiras”, completa.

O setor de seguros também deve ser impactado por conta da nova estrutura da Susep e da recém-lançada diretoria de conduta com foco em aprimorar a fiscalização das práticas das seguradoras e corretoras de seguros com os consumidores. “Áreas com foco em relacionamento com o cliente como ouvidoria continuarão em alta e seus profissionais valorizados”, diz.

Outro destaque do segmento é a circular 521 com novas normativas ligadas a riscos. O período de adaptação a essas diretrizes pode gerar aquecimento em profissionais da área, especialmente quando as ações de fiscalização se intensificarem.

Demanda Perfil  Oportunidades
Ramos Elementares Inglês e perfil empreendedor Startups e E-commerce

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2016, a Robert Half foi novamente eleita uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 17 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Perspectiva Comunicação

Lais Dias – [email protected]