Guia Salarial Robert Half 2024: veja as profissões em alta em Recursos Humanos

 Generalistas, business partners e especialistas de payroll estão entre os cargos mais demandados para o próximo ano

São Paulo, novembro de 2023 - O novo Guia Salarial 2024 da Robert Half aponta que 50% das companhias brasileiras[1]  planejam abrir novas vagas de trabalho no próximo ano. Em sua 16ª edição, o estudo destaca a demanda das empresas por profissionais generalistas, business partners, especialistas de payroll, atração e seleção e remuneração. No que tange os gaps de qualificação, a fluência em um segundo idioma, especialmente o inglês, ainda é um forte obstáculo na contratação de talentos. 

 

Na percepção de Danielle Nakaya, gerente da Robert Half, a cautela observada em 2023 tende a ser substituída pela implementação de novas iniciativas. “Há um cenário mais promissor para o mercado de trabalho em 2024 e a expectativa é de que novos projetos saiam do papel, demandando mudanças na estrutura organizacional e movimentando o RH”, comenta a executiva.  

Guerra por talentos   

O Guia Salarial Robert Half 2024 aponta que 55% das empresas brasileiras estão mais confiantes para 2024, o que incentiva a abertura de novos postos de trabalho: 50% delas pretendem abrir novas vagas, 39% planejam preencher posições abertas, mas sem aumentar o headcount, 9% indicam congelamento de vagas e apenas 2% dos executivos brasileiros indicam redução do quadro.

[2]

 

No entanto, as empresas ainda se deparam com dificuldades para atrair talentos, visto que o volume de mão de obra qualificada não supre a demanda das companhias e as taxas de desemprego continuam em queda. Atualmente, o índice de desocupação do profissional qualificado, ou seja, aquele a partir dos 25 anos com ensino superior completo, gira em torno de baixos 3,5.

 

Conforme revela a pesquisa, grande parte das empresas (71%) acredita que encontrar profissionais qualificados será mais desafiador no próximo ano e 73% estão preocupadas com a retenção de seus melhores talentos.

 

De acordo com os executivos entrevistados, a falta de flexibilidade (trabalho remoto, horário flexível), a ausência de oportunidades de crescimento e o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional são fatores que impactam negativamente tanto a atração quanto a retenção de talentos. Entre as preocupações com a atração, também aparecem o processo de recrutamento muito longo e os salários abaixo da média do mercado. Já para retenção, a abordagem da concorrência e a falta de programas de reconhecimento geram apreensão.

 

Profissões em alta para 2024
(Fonte: Guia Salarial 2024 da Robert Half/valores em reais)

RECURSOS HUMANOS



    

Segmentos que lideram as contratações: Saúde, Bens de Consumo, Varejo, Indústria B2B, Infraestrutura;


    

Profissionais mais procurados (todos os níveis): generalista, business partner, administração de pessoal/payroll, atração e seleção, remuneração;


    

Profissionais mais difíceis de encontrar (todos os níveis): administração de pessoal/payroll com inglês, remuneração com inglês, analista generalista com inglês;


    

Habilidades técnicas: idiomas, desenvolvimento de liderança, D&I, ESG, estratégia de remuneração;


    

Habilidades comportamentais: relacionamento interpessoal, visão de negócios, adaptabilidade, hands on, inteligência emocional;


    

Algumas perspectivas de remuneração para 2024:

 


    

Business Partner - Gerente: P/M - 18.300 | 22.500 | 24.500; G - 23.800 | 27.900 | 31.500


    

Coordenador/Especialista de Recursos Humanos: P/M - 11.500 | 13.500 | 15.200; G - 13.200 | 15.500 | 17.500;


    

Analista Sênior de Remuneração e Benefícios: P/M - 8.800 | 10.000 | 11.300; G - 9.800 | 11.700 | 13.200


    

Analista Sênior de Administração de Pessoal/Payroll: P/M - 6.700 | 8.000 | 8.800; G - 7.000 | 8.650 | 9.200


NOTAS


Metodologia - Guia Salarial 2024


O Guia Salarial da Robert Half apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras. O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo.

 

Faturamento das empresas* (quando mencionado):

P/M (pequena/média) - até R$ 500 milhões

G (grande) - acima de R$ 500 milhões

 

*Exceção para escritórios na área Jurídica:

- Pequeno porte/Boutique - 1 a 30 advogados

- Médio porte - 30 a 150 advogados

- Grande porte - Acima de 150 advogados

 

Guia Salarial 2024 da Robert Half

O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Traz a tabela salarial de mais de 300 cargos em diversas áreas, apresenta profissões e habilidades mais demandadas em todas as divisões de atuação da consultoria, com dados que refletem a realidade de vagas trabalhadas na Robert Half e informações das salas de entrevista.

Sobre a Robert Half
É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Mais informações para a imprensa:
RPMA Comunicação
[email protected]
Giulia Szpektor (11) 94386-9965
Cassia Schittini (11) 97732-0294