Guia Salarial 2023 da Robert Half: veja as profissões em alta na área Jurídica

Visão do negócio, capacidade de adaptação e agilidade estão entre as características mais buscadas nos profissionais

São Paulo, setembro de 2022 - Passados quase três anos desde o início da pandemia, o processo de recuperação do mercado segue em ritmo acelerado, com muitos projetos represados sendo desengavetados, mesmo em meio a um contexto político e econômico que ainda gera incertezas. Diante desse cenário, executivos estão mais otimistas com o ano que vem e planejam acelerar contratações. É o que aponta o novo Guia Salarial 2023 da Robert Half. Em sua 15ª edição, o estudo reforça que empresas de todos os portes estão apostando em dados como fonte de informações para identificar tendências, minimizar riscos, buscar oportunidades e entender o posicionamento de seus produtos ou serviços, o que motiva a abertura de novas vagas, tanto no departamento de marketing como no de vendas.

De acordo com Carolina Cabral, diretora da Robert Half, a tendência é que a valorização das data skills continue em alta nos próximos anos. “As transformações que vivenciamos nos últimos tempos exigem habilidades mais aprimoradas de inteligência de mercado. Em Marketing, os profissionais data-driven, com conhecimento de softwares e pensamento criativo serão altamente demandados. Em Vendas, o time comercial já enxerga a necessidade de estar sempre atualizado e bem-informado quanto às exigências dos clientes. Portanto, além de contar com um bom networking, o profissional que as empresas procuram precisa ser capaz de analisar dados, adaptar processos e personalizar etapas”, comenta. 

A diretora da Robert Half também explica que as áreas estão ainda mais interligadas e que a geração de leads qualificados assume um papel cada vez mais importante. “O marketing digital impulsiona a geração de leads, o que resulta em mais acessos a possibilidades de negócios, enquanto os times comerciais são responsáveis por reduzir os ciclos e proporcionar vendas mais assertivas”, completa Carolina.   

Flexibilidade é a palavra da vez 

Em virtude da baixa taxa de desemprego entre profissionais qualificados, o mercado presencia uma quantidade muito próxima de vagas para candidatos. Logo, além de ganhar mais poder de negociação, os profissionais também estão mais convictos e exigentes em suas prioridades. Neste contexto, a flexibilidade, sem dúvidas, está no topo delas.

“Hoje, os profissionais qualificados são protagonistas do mercado de trabalho. Não é à toa que o primeiro questionamento feito nas entrevistas atualmente é com relação ao modelo de trabalho. Boa parte dos candidatos opta por deixar de participar de processos caso a empresa não ofereça flexibilidade. Compreender que a escolha da modalidade está intrinsecamente ligada à atração e retenção de talentos é fundamental”, enfatiza Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

Para 77% dos trabalhadores, o modelo de trabalho ideal é o híbrido, independentemente da quantidade de dias no escritório. 17% gostariam de seguir em modelo 100% remoto e apenas 6% em regime integralmente presencial. E é isso que eles levam em conta ao avaliar uma vaga (43%), mais até do que o salário (32%) e os benefícios (17%) oferecidos.

“Por mais desafiador que o processo de implementação do modelo híbrido possa ser, é importante encará-lo como um reflexo dos novos tempos. Caminhar no sentido inverso sem uma justificativa plausível é se prender a uma realidade que não dá indícios de retorno”, ressalta Mantovani.

Profissões em alta para 2023
(Fonte: Guia Salarial 2023 da Robert Half/valores em reais)

VENDAS E MARKETING

  • Segmentos que lideram as contratações: Bens de consumo, Varejo, Tecnologia, Startups, Healthcare, Agronegócio, Logística
  • Posições mais demandadas: Executivo de Contas, Coordenador de Marketing Digital, Gerente de e-commerce, Gerente de Marketing Digital, Analista de Marketing Digital, CRM-CX, Inside Sales, Analista de Inteligência de Mercado, Analista de Inteligência de Negócios
  • Habilidades técnicas: Inglês (espanhol é um diferencial), Tech skills, Marketing digital, Visão de negócios, Gestão financeira/rentabilidade, Controle de indicadores, Funil de vendas
  • Habilidades comportamentais: Comunicação, Equilíbrio emocional, Flexibilidade, Criatividade/Inovação, Teamwork, Senso de dono, Resiliência
  • Profissões do futuro: Analista Martech, Estrutura ligada a Produtos digitais, Analista de Inteligência de Mercado, SDR e BDR
  • Algumas perspectivas de remuneração para 2023:
     
    • Analista de inteligência de mercado: P/M - 6.050 | 8.850 | 10.850; G - 7.150 | 10.500 | 12.850
    • Gerente de marketing digital: P/M - 11.500 | 16.650 | 20.400; G - 15.250 | 22.200 | 27.300
    • Gerente de e-commerce: P/M - 10.750 | 15.500 | 19.050; G - 15.300 | 22.200 | 27.300
    • Analista de CRO/Martech: P/M - 5.800 | 8.500 | 10.400; G - 8.400 | 12.200 | 14.950

NOTAS
 

Metodologia - Guia Salarial 2023

O Guia Salarial da Robert Half apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras. O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo.

Faturamento das empresas (quando mencionado):

P/M - até R$ 500 milhões

G - acima de R$ 500 milhões

Guia Salarial 2023 da Robert Half

O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Traz a tabela salarial de mais de 300 cargos em diversas áreas, apresenta profissões e habilidades mais demandadas em todas as divisões de atuação da consultoria, com dados que refletem a realidade de vagas trabalhadas na Robert Half e informações das salas de entrevista.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Mais informações para a imprensa - Robert Half:

RPMA Comunicação

Giulia Szpektor (11) 94386-9965

[email protected]

Edvaldo Chequetti (19) 99686-7410

[email protected]