Gestão de projetos lidera demanda por temporários na área financeira

20 de julho 2016

Solução flexível de recrutamento é opção também para continuidade e transformação do negócio, aponta pesquisa global da Robert Half

A gestão de projetos será a área que mais absorverá profissionais temporários ao longo dos próximos 12 meses. Esta é a opinião de 53% dos CFOs, participantes da pesquisa global da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado.  A continuidade (35%) e transformação do negócio (31%) aparecem na sequência, entre as iniciativas prioritárias para demanda de contratação de profissionais por projetos.

Caio Arnaes, gerente da divisão de recrutamento temporário, aponta os principais projetos requisitados pelas empresas. “Há demanda por implementação de projetos voltados para sistemas ERP’s, tanto na área estratégica, quanto na parte de suporte. Mudanças em que é preciso atualizar processos e demandas por conta de uma nova legislação. Há ainda casos em que o executivo temporário pode suprir rapidamente uma ausência por licença médica, saída inesperada de um profissional relevante ou em situações de reestruturação e perda de conhecimento específico”, comenta.

De acordo com os diretores financeiros brasileiros entrevistados na pesquisa, os principais benefícios da solução flexível de recrutamento são saving de custos (59%), aumento de eficiência/performance (42%) e transferência de conhecimento/mentoria (32%). A contratação de profissionais temporários é considerada eficiente por 96% dos CFOs, sendo que 45% deles observam alto nível de eficiência na solução. Do ponto de vista de custo, esta é uma opção ideal para todos os participantes da pesquisa.

Arnaes destaca a avanço da cultura entre os CFOs brasileiros de aproveitar soluções flexíveis de recrutamento em posições de média e alta gerência. “A contratação de profissionais por projetos deixa de ser um tabu, para fazer parte do dia a dia dos times de finanças e contabilidade garantido maior eficiência das organizações”, diz.

A pesquisa da Robert Half foi realizada em dezembro de 2015, considerando a percepção de 2.135 diretores financeiros de 16 países, sendo 100 executivos do Brasil.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2016, Robert Half foi novamente nomeada pela Fortune como uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo. Somos a empresa de recrutamento mais bem classificada e estamos presentes no ranking há 17 anos.

Perspectiva Comunicação

Fabiana de Oliveira – [email protected]