Executivos estão otimistas com o cenário de 2012, aponta pesquisa da Robert Half

30 de janeiro 2012

Levantamento com 155 empresários e executivos brasileiros revela disposição para investir e contratar mais no País neste novo ano que se inicia

São Paulo, janeiro de 2012 – O cenário macroeconômico para 2012 no Brasil é positivo. E entre os motivos para esse otimismo estão as expectativas de crescimento da economia, com Copa do Mundo, Olimpíada e investimentos no pré-sal. Isso é o que indicam os principais resultados de pesquisa da Robert Half com 155 empresários e executivos de 128 empresas dos setores automotivo, bancário, de bens de capital, construção civil, petróleo e gás, telecomunicações e seguros.

Mais de 90% dos entrevistados, ouvidos no final do ano passado, afirmam que vão investir mais ou o mesmo valor que em 2011. E quase 90% acreditam que suas empresas terão desempenho maior ao longo do ano. “Expansão do crédito, perspectiva de queda nos juros e continuidade da inserção dos consumidores das classes C no mercado consumidor também explicam o entusiasmo dos empresários e executivos”, analisa o diretor de Operações da Robert Half, Fernando Mantovani.

O grupo, formado por representantes de empresas que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano, também irá contratar mais ou igual a 2011 (80% dos entrevistados). Para 72% dos empresários e executivos, os investimentos em tecnologia são fundamentais para sustentar o crescimento.

A escassez de mão de obra qualificada e carga tributária elevada do País são as principais dificuldades apontadas, para a maior parte dos consultados, na condução de suas empresas e negócios. O pessimismo fica por conta da crise internacional, preocupação manifestada por mais de 50% dos participantes da pesquisa.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera sete divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, engenharia, tecnologia, jurídico, marketing e vendas. A Robert Half tem mais de 340 escritórios presentes nos EUA e Canadá, Europa, Ásia, América Latina e Oceania.